Volvo XC40 é arma anti-Evoque para ser líder entre SUVs de luxo no Brasil
Marca sueca apresenta globalmente novo membro da família "XC"
A Volvo Cars apresentou na manhã desta quinta-feira (21), em evento exclusivo em Milão (Itália), o inédito XC40, SUV compacto de extrema importância para a marca -- a novidade é tanta que o modelo ficou de fora do Salão de Frankfurt e ganhou evento próprio, realizado na capital da moda.
Conforme adiantado por UOL Carros, o modelo tem projeto ambicioso: fazer a marca incrementar suas vendas no Brasil e brigar de igual para igual contra Range Rover Evoque, BMW X1/X2, Audi Q3 e Mercedes-Benz GLA.
XC40 chega ao Brasil entre março e abril de 2018 para ser uma opção mais acessível que o irmão XC60, que parte de R$ 239.950, e tentar colocar a Volvo na liderança do segmento de SUVs de luxo no país -- atualmente, a Land Rover é a marca a ser batida (em volume), seguida pelas alemãs.
Ele também "fecha o buraco" deixado pelo novo XC60, que subiu de patamar -- portanto, espere por valores entre R$ 150 mil e R$ 200 mil. A produção começa em novembro na fábrica da Volvo em Ghent, na Bélgica.
Simpático e tecnológico
Com desenho inspirado nos irmãos mais velhos, mas ajeitado para o tamanho compacto -- são 4,42 m de comprimento, 26 cm a menos que o XC60 --, o XC40 é bem resolvido visualmente. Ele pode ainda ter o teto de cor diferente da carroceria -- de acordo com a marca, são 17 combinações de cores diferentes. Não dá para dizer que ele não é fotogênico.
Segundo o comunicado oficial da Volvo, o XC40 chega à Europa neste primeiro momento com um motor 2.0 turbo a gasolina de 250 cavalos e um 2.0 turbodiesel de 192 cv, sempre equipado com câmbio automático de oito marchas.
Feito sobre uma plataforma modular totalmente nova (chamada de CMA), que abre um leque de opções para a Volvo e para a Geely (empresa chinesa dona da marca sueca desde 2010), vale registrar que o XC40 é o primeiro produto derivado desta nova base que vai oferecer versões híbrida e elétrica, além de ser o primeiro veículo da parceria a utilizar um inédito (e esperado) motor de três-cilindros da companhia.
Segurança, sempre prioridade
Segurança é sempre uma dos assuntos mais importantes para a Volvo e com o XC40 isso não é diferente. Entre os itens de tecnologia estão assistentes de direção (conhecido como "Volvo Car's Pilot Assist System") e sistemas de detecção de pedestres e animais e de frenagem automática, além de câmera 360º e alertas de tráfego cruzado, entre outros.
Por dentro, o inédito SUV compacto também tem arquitetura inspirada nos modelos da linha XC, com sistema multimídia com um tablet de tamanho considerável no painel (proporcional ao tamanho da cabine) e opção de personalização do acabamento.
"O XC40 é a nossa entrada no segmento de SUVs pequenos, ampliando o leque da Volvo e nos movendo a uma nova direção", afirmou Håkan Samuelsson, presidente e diretor executivo da marca.
Por que lançá-lo em Milão? "Ele representa um membro novo, criativo e distinto da Volvo. Por isso, é natural revelá-lo aqui, um hotspot europeu de apaixonados por moda, arte, design e estilo de vida", completou o CEO.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.