Topo

Kia Rio mexicano já faz testes em SP; UOL Carros flagrou

Kia Stonic - Tobias Schwarz/AFP - Tobias Schwarz/AFP
Stonic é SUV derivado do Rio 4; foi visto no Salão de Frankfurt, mas iria bem nas ruas do Brasil
Imagem: Tobias Schwarz/AFP

Do UOL, em São Paulo (SP)

20/09/2017 16h48

A quarta geração do Kia Rio, que é produzida na novíssima fábrica da marca em Pesquería, no México, já pode ser vista circulando em São Paulo sem qualquer tipo de camuflagem.

Reportagem de UOL Carros flagrou uma unidade do hatch com placas verdes (de testes de fabricante), na última terça-feira, circulando pela Rodovia Santos Dumont, entre Campinas e Indaiatuba. Procurada, a representação oficial da marca no Brasil afirmou tratar-se de uma unidade de homologação do veículo.

A chapa do carro de Vitória (ES), cidade portuária, indica a origem importada do modelo. Prometido para nosso mercado desde a segunda geração (de quase uma década atrás), o Kia Rio finalmente deve ser lançado por aqui no começo de 2018, nas carrocerias hatch e sedã. A Kia aguarda o fim do Inovar-Auto e publicação das novas regras para o setor automotivo (o novo programa vai se chamar "Rota 2030") para definir sua estratégia para novos modelos.

Além de ter estreado no México no começo do ano, o Rio 4 foi lançado nesta quarta-feira (20) nos EUA, onde as entregas começam em outubro..

Kia Rio 4 flagrante - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Kia Rio avistado entre Campinas e Indaiatuba (SP): compacto premium sem camuflagem
Imagem: Murilo Góes/UOL

Nova plataforma

Ainda não estão confirmados motores e câmbios, mas espera-se que ele utilize o mesmo Kappa 1.6 flex de quatro cilindros, 128 cv e 16,5 kgfm de torque (etanol), do Hyundai HB20, bem como as caixas de câmbio manual ou automática de seis marchas.

Fabricado sobre nova plataforma (a YB), mais moderna que a do Hyundai (UB), o novo Kia Rio é maior (4,06 metros contra 3,92 m) e mais espaçoso (2,58 m contra 2,50 m de entre-eixos) que o modelo da Hyundai. Já motor e câmbio usados no México são próximos (122 cv, 15,34 kgfm, números com gasolina). Por lá, os preços começam em 234 mil pesos mexicanos (equivalente a R$ 42 mil).

Recursos como partida por botão, start/stop, seis airbags e controles de estabilidade e de tração são possibilidades dessa nova base construtiva.

Também tem um SUV

Vale dizer que este novo Rio divide plataforma com um SUV compacto que também faria sucesso no atual momento do Brasil: o urbano Kia Stonic foi apresentado à imprensa na última semana, dentro do Salão de Frankfurt.

Com visual arrojado e contemporâneo, o Kia poderia ocupar o lugar de sucesso que o Soul conquistou antes da queda da marca cinco anos atrás e ainda se estabelecer como alternativa no segmento que a marca nunca teve.

Certamente teremos novidades nos próximos dias, já que o cada vez mais próximo fim do Inovar-Auto e dos pontos extras de IPI devem fazer a marca se mexer para voltar a ser expoente no cenário nacional.

SIGA UOL CARROS

+ Inscreva-se no canal: https://goo.gl/B4mHyi

+ Instagram: https://www.instagram.com/uolcarros/

Mande flagras por e-mail ou no nosso novo WhatsApp

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

UOL Carros também usa o WhatsApp como forma de receber suas imagens, agora com um novo número: basta adicionar o +55 11 9-7670-4028. Segue válida a forma anterior, pelo e-mail uolcarros@uol.com.br.