Após RS, GM investe mais R$ 3 bilhões para ter novos carros em SP e SC
No total, marca investe R$ 4,5 bilhões em três fabricas para ter nova "família Onix", além de novas tecnologias de propulsão
A General Motors confirmou mais R$ 3 bilhões de investimentos nas unidades de São Caetano do Sul (SP) e Joinville (SC), valor que se soma ao anúncio anterior de R$ 1,4 bilhão para Gravataí (RS), feito em agosto. O anúncio desta sexta-feira (25) pelo presidente da GM Mercosul, Carlos Zarlenga, confirma informações de UOL Carros sobre o projeto de nova plataforma modular da marca que dará vida à próxima família de compactos da Chevrolet, dentre outros produtos.
Além do investimento de R$ 1,4 bilhão recentemente anunciado para Gravataí (RS), haverá o aporte de R$ 1,2 bilhão em São Caetano do Sul (SP), que receberá nova plataforma modular de carros (a exemplo de Gravataí), e R$ 1,9 bilhão na fábrica de Joinville (SC), onde serão produzidos nova geração de propulsores.
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Com isso, a GM espera acelerar seus novos produtos e tecnologias, mas também garantir o desenvolvimento de novos fornecedores ligados a esses projetos. Segundo a fabricante, "os novos investimentos vão contribuir para ampliar a competitividade das operações no Brasil e preparar a GM Mercosul para se tornar uma plataforma de exportação global".
Esse montante faz parte do plano de geral de R$ 13 bilhões que reforçam as operações da GM no país entre 2014 e 2020 -- a primeira fase do projeto gerou a atual linha de modelos da marca, cujo representante mais bem-sucedido é o Onix, líder de vendas do país, bem como a instalação do serviço de auxílio ao condutor, conectividade e rastreamento OnStar. A segunda fase, anunciada agora, prevê a renovação da linha de compactos e a chegada de novos modelos e tecnologias.
Meta 2020
A fabricante já estabeleceu tal ano como meta para estreia da nova plataforma de veículos compactos do grupo no Brasil. Esta nova plataforma tem desenvolvimento global conjunto com Estados Unidos e China.
Ela será modular, como a base MQB da Volkswagen (que agora cria do hatch Polo ao gigante Atlas), e dará origem a seis modelos, além de outros produtos, como por exemplo as novas gerações de Onix e Prisma -- ainda não há certeza sobre manutenção dos nomes, mas a ideia original é mantê-los. O projeto inclui:
+ Hatch e sedã compactos -- substitutos de Onix/Prisma e provenientes de Gravataí (RS);
+ Uma picape para o lugar da Montana (e derivada diretamente do Onix II);
+ SUV compacto, feito localmente para ocupar espaço do Tracker e ter reais chances de brigar pela liderança do segmento;
+ Substituto do Cobalt, tendo responsabilidade de brigar diretamente com os vindouros Volkswagen Virtus e Fiat X6S;
+ Provável substituta da minivan Spin -- este modelo não precisa ser uma minivan, pode ser um "mini-SUV";
+ Desenvolvimento de motor 1.0 3-cilindros, nacionalização do 1.4 turbo, bem como da variante 1.4 aspirada, mais a introdução de novas tecnologias para propulsores.
Lançamentos devem ocorrer entre 2020 e 2022. Embora a ordem não tenha sido revelada, a dupla Onix/Prisma receberá óbvia prioridade -- o adiantamento do investimento em agosto demonstra isso. O suvinho deve fechar a fila, visto que o Tracker foi o mais recente modelo da Chevrolet a passar por repaginação.
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