Topo

Facebook distrai motorista por até 4,5 s, tempo suficiente para matar

Tempo de distração indica que risco de dirigir e acessar as redes sociais pode gerar acidentes graves, já que os motoristas trafegam muitos metros sem olhar para o trânsito - Danilo Verpa/Folhapress
Tempo de distração indica que risco de dirigir e acessar as redes sociais pode gerar acidentes graves, já que os motoristas trafegam muitos metros sem olhar para o trânsito
Imagem: Danilo Verpa/Folhapress

Do UOL, em São Paulo (SP)

30/06/2017 04h00

Levantamento do Cesvi mostra quanto tempo as pessoas ficam sem olhar para a rua enquanto usam celular ao volante; números assustam

Quais são os riscos de dirigir e utilizar o celular ao mesmo tempo? UOL Carros publica agora o resultado de um estudo, recebido com exclusividade, apontando que motoristas que usam o celular enquanto dirigem -- seja para telefonar, trocar mensagens ou acessar Facebook e Instagram -- ficam sem olhar para o trânsito por cerca de 2,96 segundos (tempo médio), entre cada uso. É o tempo de um acidente que pode ser fatal.

O "Estudo de Distrações ao Volante" foi desenvolvido pelo Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária, associado à Mapfre Brasil) e tem como objetivo alertar e orientar motoristas e passageiros sobre os riscos do hábito de não desgrudar do celular mesmo ao volante. A análise da pesquisa consiste em apontar por quanto tempo as pessoas ficam sem olhar para a rua enquanto usavam o aparelho. 

De acordo com Alessandro Rubio, coordenador técnico do Cesvi, os testes para este resultado tiveram duração de 10 a 20 minutos. Nesse tempo, os motoristas olharam para a pista inúmeras vezes, mas houve momentos significativos sem que eles olhassem para frente. "Foi possível constatar também que alguns voluntários ficaram sem olhar para o trânsito, sem intervalos, por até 4,5 segundos", revela o executivo.

Segundo o órgão, esse tempo de distração indica que o risco de dirigir, telefonar ou acessar as redes sociais pode gerar acidentes graves, já que os motoristas trafegam por muitos metros sem olhar para o trânsito, escapando das faixas de rolagem, freando bruscamente e caindo em buracos, entre outros incidentes inesperados.

Em ambiente controlado, o Cesvi calculou tempo e distância médios que o motorista percorre com o veículo em situações corriqueiras do dia a dia, mas inadequadas, com o smartphone em mãos. Confira:

+ Abrir o Facebook: 3,5 s / 48,6 m ou o mesmo que 12 veículos enfileirados (a 50 km/h)
+ Abrir o Instagram: 3 segundos / 41,7 m ou duas carretas enfileiradas (a 50 km/h)
+ Destravar o celular: 1,5 segundo / 20,8 m ou 13 bicicletas enfileiradas (a 50 km/h)

Os dados foram obtidos utilizando um celular com conexão 4G.

Dá multa

É sempre importante lembrar que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) proíbe o uso do celular ao volante e prevê multa de R$ 293,47, além de 7 pontos na carteira de habilitação (CNH). O motorista ainda pode ser autuado por não dirigir com as duas mãos, que também é infração e pode render multa de R$ 130,16 e mais 5 pontos.