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Alemanha libera carro autônomo nas ruas, mas com caixa preta e... motorista

Marcas locais estarão liberadas para testar tecnologia dentro do país, mas precisam obedecer a algumas regras - Divulgação
Marcas locais estarão liberadas para testar tecnologia dentro do país, mas precisam obedecer a algumas regras Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

30/05/2017 12h22

O parlamento da Alemanha aprovou neste mês uma regulamentação que autoriza testes com veículos autônomos em seu território.

A notícia veio em bora hora, já que marcas locais como Mercedes-Benz e Volkswagen, na vanguarda do desenvolvimento da tecnologia, vinham sendo obrigadas a montar estruturas de testes na Califórnia (Estados Unidos).

A partir de agora um carro que se dirige sozinho estará apto a andar por vias alemãs, desde que sempre haja alguém sentado no banco do motorista para assumir o controle caso haja alguma falha de operação do modo autônomo.

Além disso, os modelos terão que ser dotados de caixas pretas capazes de registrar todos os dados do trajeto, inclusive quais trechos foram percorridos em modo 100% autoconduzível e em quais deles havia interferência humana.

Com essas informações, o governo alemão quer se resguardar contra eventuais incidentes. Numa colisão provocada por um autônomo, o veículo estava se autoguiando ou sendo dirigido por uma pessoa? Caso a resposta seja a primeira, a responsabilidade será da fabricante. Caso seja a segunda, é o motorista quem terá de responder.

Cada vez mais próxima da realidade, a condução autônoma deve estar pronta para ser oferecida em veículos de produção até 2020. Modelos como Volvo XC90, Mercedes-Benz Classe E e Land Rover Discovery já dispõem de funções semi-autônomas de condução.