Topo

São Paulo terá grande carreata de híbridos e elétricos em 27 de maio

Frota de teste da nova geração do Toyota Prius, o híbrido mais vendido do mundo - Divulgação
Frota de teste da nova geração do Toyota Prius, o híbrido mais vendido do mundo Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Pasulo (SP)

12/05/2017 18h36

Desfile deve acontecer pelo centro e terminar no estádio do Pacaembú

Carros elétricos e híbridos são ainda raros de se ver no Brasil, mas quem estiver na cidade de São Paulo no próximo dia 27 poderá ver modelos ainda "exóticos" de marcas como Tesla, Toyota, Lexus, Mercedes-Benz, Porsche, Renault, Volvo e até da BYD.

Esses e outros carros "verdes" vão participar do Dia da Mobilidade Elétrica. Por conta disso, uma carreata está sendo preparada para começar às 10h da Praça Amadeu Amaral, na rua Treze de Maio, com trajeto até a Praça Charles Miller, em frente ao Estádio Pacaembu, com chegada prevista para 13h.

O evento é organizado pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), que convida não só donos de automóveis elétricos e com propulsão híbrida, mas também qualquer veículo do tipo -- como scooters, skates e motos --, desde que híbridos ou movidos 100% a bateria. A concentração começa às 9h30 na Praça Amadeu Amaral.

Ricardo Guggisberg, presidente da ABVE, informa que o desfile será gratuito. Quem for a pé poderá seguir o comboio em um ônibus, também sem custos.

No local de chegada, em frente ao estádio, será inaugurado um posto de recarga para modelos híbridos plug-in e elétricos doados pela BYD, somando-se aos cerca de cem eletropostos que existem em todo o território brasileiro, segundo a própria associação.

Estima-se que 250 veículos participem da carreata -- aproximadamente 10% de toda a frota nacional de elétricos e híbridos (segundo a entidade, atualmente existem cerca de 2,5 mil unidades "verdes" rodando pelo país).