Topo

VW gringa deixa escapar: Virtus começa a ser feito em novembro no Brasil

VW já mostra primeiros teasers do novo Polo

UOL Carros

Alessandro Reis<br>Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

08/05/2017 16h09

País será o primeiro a produzir sedã derivado do novo Polo. Vendas devem começar no início de 2018

Em meio à habitual conferência anual realizada com acionistas na sede de Wolfsburg (Alemanha), na última sexta-feira (5), executivos mundiais da Volkswagen divulgaram importantes informações que interessam aos brasileiros.

A fabricante projetou a imagem de uma linha do tempo, em que apontava o prazo estipulado para início da produção de seus próximos lançamentos. Para conferir, basta assistir ao vídeo a partir de 1:23. Dois deles são essencialmente importantes para o nosso mercado.

O primeiro é o Polo, que, conforme antecipado por UOL Carros e posteriormente confirmado pelo presidente da montadora no país, David Powels, aos parceiros do Carplace, será apresentado aqui de maneira quase simultânea à Europa. Se por lá a fabricação começa em junho, aqui será iniciada em julho. Revelação mundial deve ocorrer no Salão de Frankfurt, em setembro, com início das vendas (também no Brasil) entre outubro e novembro.

Virtus teve uma breve apresentação virtual (rá!) realizada no Salão de Genebra deste ano - Divulgação/Volkswagen  - Divulgação/Volkswagen
Virtus teve uma breve apresentação virtual (rá!) realizada no Salão de Genebra deste ano
Imagem: Divulgação/Volkswagen
Já o sedã derivado da mesma plataforma (MQB A0), chamado Virtus, começa a ser feito em novembro e sua primeira linha de montagem será no Brasil. É o que aponta a linha do tempo, que liga o desenho do Virtus (ainda "coberto" na imagem) ao penúltimo mês do ano. sob a abreviatura "SAM", de South America (América do Sul, em inglês).

UOL Carros pode afirmar que a montagem ocorrerá na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), onde também será feito o Polo. A linha já está sendo preparada para receber a nova base, no lugar de onde antes saía o Jetta.

Cronograma deve seguir a linha já antecipada pela nossa reportagem em março e complementada pelo colunista Fernando Calmon na semana passada: chegada efetiva às concessionárias ocorrerá só no primeiro trimestre de 2018, com possível apresentação prévia no fim deste ano.

Além de Virtus e Polo, a plataforma MQB A0 -- especificação com entre-eixos encurtado da MQB de Golf, Audi A3 Sedan e Passat -- dará origem a um SUV compacto, o T-Cross -- que também deve ser produzido localmente, a partir de meados de 2018.

Em 2019 virá uma picape, que terá porte ligeiramente maior que o da Saveiro para roubar clientes da Fiat Toro. Esta última tem chances de ser produzida na Argentina.

Jetta 2 também vem aí

A linha do tempo exibida aos acionistas da Volks também mostrava que o Jetta chegará à segunda geração em dezembro. Fabricado no México, três-volumes também deve adotar a base MQB, ganhando as ruas em meados do ano que vem.

Já o renovado SUV grande Touareg entra em produção em novembro da Europa.

Mande flagras por e-mail ou no nosso novo WhatsApp

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

UOL Carros também usa o WhatsApp como forma de receber suas imagens, agora com um novo número: basta adicionar o +55 11 9-7670-4028. Segue válida a forma anterior, pelo e-mail uolcarros@uol.com.br.