Topo

Tesla confirma picape e caminhão elétricos em dois anos; vai dar certo?

Projeção mostra como seria o possível visual frontal da picape média (truck nos EUA) da Tesla - Truck Trend
Projeção mostra como seria o possível visual frontal da picape média (truck nos EUA) da Tesla Imagem: Truck Trend

Do UOL, em São Paulo (SP)

18/04/2017 04h00

Tudo depende de bateria suportaria o peso maior sem perder autonomia

Há algum tempo com as vendas mais altas que o esperado e ações subindo na Bolsa de Valores, a Tesla conseguiu o feito inédito de ultrapassar as tradicionais Ford e General Motors em valor de mercado, ao menos temporariamente.

Nada mau para uma start-up com apenas alguns anos de vida e que produz apenas uma fração em volume de veículos que as duas gigantes. Toda essa valorização está diretamente ligada à cultura de inovação da marca, que fabrica somente automóveis elétricos e equipados com tecnologias de condução autônoma.

Mas a marca não vai parar por aí: além do SUV Model X, do sedã Model S e do futuro sedã compacto Model 3, um roadster já foi anunciado. E, na última semana, a empresa também confirmou que pretende apresentar em setembro um caminhão elétrico. A notícia partiu do próprio CEO da Tesla, Elon Musk, por meio de sua conta no Twitter.

Quase lá?

Segundo Musk, a equipe responsável pelo desenvolvimento do utilitário "fez um trabalho sério e incrível de nível avançado". Ele já tinha anunciado, há alguns meses, os planos de lançar uma picape, além do próprio roadster, "daqui a 18 ou 24 meses".

O visual da picape e do caminhão são guardados em segredo, mas a publicação norte-americana "Truck Trends" já elaborou uma projeção de como seria a picape. O exercício de imaginação reúne a dianteira do Model S, mais parruda, com o corpo de uma picape convencional.

Ao ingressar no mercado de utilitários, a Tesla irá seguramente destacar as tecnologias de condução autônoma já presentes em seus carros de passeio como um reforço à segurança. Um dos desafios será a questão das baterias e da autonomia em veículos muito mais pesados. Resta aguardar para conferir.

Exercício de imaginação reúne a dianteira do Model S, parruda, com o corpo de uma picape convencional - Truck Trend - Truck Trend
Exercício de imaginação reúne a dianteira do Model S, parruda, com o corpo de uma picape convencional
Imagem: Truck Trend