"Tesla popular", Model 3 já é pego sem disfarces; estreia acontece em julho
Modelo quer ser o primeiro carro elétrico de apelo popular nos EUA
Esta semana, a Tesla anunciou ter vendido no primeiro trimestre de 2017 mais de 25 mil automóveis, recorde que representa alta de 69% na comparação com o mesmo período do ano passado. Com a notícia, o preço das ações da fabricante chegou a subir 7,27%, elevando seu valor de mercado para US$ 45,46 bilhões (cerca de R$ 143 bilhões na conversão direta), ligeiramente superior ao da Ford.
É um feito e tanto, considerando que a Ford fabrica mais de seis milhões de veículos por ano, contra menos de 100 mil da Tesla, em média.
A expectativa é a de que esse desempenho possa melhorar ainda mais com a chegada do Model 3, cotado para ser o carro mais barato da marca de veículos elétricos e do mercado -- para se ter uma ideia, o recém-lançado Chevrolet Bolt, também elétrico, custa a partir de US$ 36.620 (R$ 115,2 mil) nos Estados Unidos; especula-se que o Model 3 possa custar cerca de US$ 35 mil (R$ 109 mil), praticamente metade do valor cobrado pelo sofisticado Model S, também sedã como o 3.
Conforme a própria Tesla anunciou, o novo carro começa a ser produzido em maior escala em julho, ainda em fase pré-série. Mas unidades da versão de produção já começam a ser flagradas rodando sem nenhum disfarce nos Estados Unidos, como mostra a foto que abre esta reportagem.
"Motor1" fez o flagrante de dois exemplares, um preto e outro azul, demonstrando que o Model 3 será praticamente idêntico aos protótipos que a montadora californiana apresentou no ano passado, na ocasião do anúncio da chegada do terceiro modelo de sua linha -- que é formada pelo já citado Model S, sedã, e pelo SUV Model X.
As fotos também mostraram que o Model 3 vai ficar mesmo sem um painel convencional atrás do volante -- no lugar dele, uma tela gigante será posicionada no console central, trazendo todas as informações e configurações disponíveis. O Tesla mais em conta também terá o sistema de condução semiautônoma Autopilot, que tem auxílio de até dez câmeras distribuídas pela carroceria que funcionam como os "olhos" do carro. Em rtesumo, ele será capaz de rodar praticamente por conta própria, especialmente em trechos rodoviários, sempre exigindo a supervisão do motorista.
Inicialmente, ele deverá ser oferecido apenas com tração traseira, mas a exemplo do Model S, também virá futuramente com versões de tração integral e mais potentes, equipadas com dois motores elétricos -- um em cada eixo. De acordo com Elon Musk, CEO da marca, a capacidade máxima das baterias será de 75 kWh, suficiente para uma autonomia superior aos 383 quilômetros anunciados pelo Chevrolet Bolt, um de seus rivais. Preços oficiais e opcionais devem surgir apenas em julho.
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