Topo

Uber suspende testes com Volvo XC90 autônomo após acidente no Arizona

Supostamente, o fato não aconteceu por culpa do carro autônomo: a falha teria sido causada pelo outro veículo - Reprodução
Supostamente, o fato não aconteceu por culpa do carro autônomo: a falha teria sido causada pelo outro veículo Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/03/2017 18h43

Carro chegou a tombar quando operava sem intervenção do motorista

Enquanto enfrenta na Justiça acusações de ter "roubado" informações do Google sobre tecnologias de condução autônoma, a Uber segue testando nos Estados Unidos seu serviço de transporte individual com protótipos capazes de rodar sozinhos.

Porém, a empresa suspendeu temporariamente os testes nas cidades de Tempe, no Arizona, e Pittsburgh, na Pensilvânia, após um acidente envolvendo uma unidade de Volvo XC90 experimental em Tempe, enquanto rodava com o modo autônomo ativado.

O incidente, que envolveu pelo menos outros dois carros, não teve feridos, de acordo com relato da companhia para o site "Engadget", e as causas da batida estão sob investigação. A Uber acrescentou dizendo que não havia nenhum passageiro no XC90 no momento da colisão.

Supostamente, o fato não aconteceu por culpa do carro autônomo -- outro motorista não parou em um cruzamento no qual o protótipo da Uber tinha a preferencial e os dois carros acabaram se chocando -- o XC90 chegou a tombar, ficando de lado na pista.

Durante os testes, a Uber mantém um motorista de verdade atrás do volante para assumir o controle em caso de necessidade. Dessa vez, a intervenção humana não foi suficiente para evitar a batida.