Topo

Nissan propõe trocar cavalo por camelo para medir força de veículos 4x4

Quantos camelos de potência têm esse Patrol? Parece piada, mas é a ideia da Nissan - Divulgação
Quantos camelos de potência têm esse Patrol? Parece piada, mas é a ideia da Nissan Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/03/2017 12h13

Fabricante desenvolveu unidade de medida baseada na força do camelo para determinar capacidade off-road dos carros

A medição da potência em cavalos-vapor remonta aos tempos das carruagens e já tem mais de 100 anos. Com pequenas variações (como cavalo ou cv, bhp ou hp), até hoje ela é usada na grande maioria dos países para designar o desempenho de um determinado automóvel no asfalto.

Seu uso está tão arraigado que no Brasil, por exemplo, é muito comum ouvirmos a famosa pergunta "quantos cavalos?". 

Para a Nissan, porém, a unidade não é a ideal quando se fala em veículos preparados para o off-road. Por isso a marca japonesa propõe uma nova forme de medição, baseada em... "camelos". Segundo a fabricante, modelos com tração 4x4 passariam a ter performance medida em "cp" (camelpower ou “camelos-potência, na tradução livre do inglês).

A fim de provar que está certa, a montadora mobilizou um time de engenheiros para definir os critérios dessa medição em um deserto dos Emirados Árabes Unidos. Sua ideia é que, a exemplo dos tradicionais cavalos, ela possa ser reproduzida universalmente, por meio de uma forma aplicável em qualquer veículo destinado ao fora-de-estrada.

Como se mede um cp

Os camelos-potência idealizados pela Nissan levam em conta três critérios: peso, velocidade e trajetória do veículo. Com esses parâmetros é possível avaliar quão rápido o 4x4 pode se movimentar em determinado terreno sem pavimentação.

No vídeo, uma dupla de camelos percorre um circuito montado sobre a areia do deserto. A velocidade média dos animais foi medida e, após uma série de cálculos matemáticos, os engenheiros da Nissan determinaram quantos Watts (outra unidade de potência) correspondem a um "cp".

Levando em conta quesitos como inclinação da pista e peso do animal avaliado, e comparando seu desempenho ao de um SUV Patrol, eles chegaram à conclusão que essa unidade é equivalente a 765 Watts -- ou 1,04 cv.

A Nissan acredita que a nova unidade tem tudo para virar padrão. O primeiro passo foi apresentar a fórmula de cálculo para o correspondente do Inmetro nos Emirados Árabes Unidos, que ainda não se manifestou sobre a adoção ou não da medida.

Mesmo assim, a montadora deverá apresentar seu modelos off-road em vários mercados com os dados de potência convertidos a "cp", nem que seja por questão de marketing (ou de honra). Será que estamos preparados para perguntar "quantos camelos esse carro tem"?