Topo

BMW vai estrear Carplay e AndroidAuto sem fio; tecnologia está quase pronta

Empresa afirmou no comunicado que a tecnologia chega primeiro a uma "montadora de luxo alemã", sem mencionar o nome. Precisava? - Divulgação
Empresa afirmou no comunicado que a tecnologia chega primeiro a uma "montadora de luxo alemã", sem mencionar o nome. Precisava? Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

26/02/2017 04h00

Harman Kardon confirmou projeto em fase final de desenvolvimento

Já sabemos que os sistemas AndroidAuto e Apple CarPlay tornam mais fácil e segura a integração de celulares Android e iPhones com a central multimídia de automóveis -- tanto que, a cada lançamento de carro equipado com o recurso, o marketing das montadoras faz questão de alardear essa tecnologia.

Mas quem usa os sistemas no dia a dia sabe bem qual é seu ponto fraco: eles requerem conectar o smartphone via cabo USB, algo que ofusca um pouco a experiência de conectividade... Principalmente em tempos nos quais já existe até a possibilidade de carregar celular por indutores sem fio, como o novo Chevrolet Cruze.

Sabendo disso, a Harman Kardon colocou seus engenheiros para trabalhar e agora anuncia que tem a solução, por enquanto apenas para CarPlay. O "truque" parece meio óbvio: usar uma combinação de wi-fi com Bluetooth para fazer o iPhone ou iPad "conversarem" com o veículo.

Estreia alemã

A solução ainda não está disponível no mercado, mas a imagem divulgada pela empresa deixa claro que ela vai estrear em carros da BMW. No comunicado, a Harman diz que a tecnologia chega primeiro a "uma montadora de luxo alemã" sem mencionar o nome, mas nem precisava.

A fabricante de som também promete, na sequência, disponibilizar o recurso nas centrais multimídia para fornecedores de outras marcas -- atualmente, é fornecedora de montadoras como Audi, Volkswagen e Mercedes-Benz, além da própria BMW.