Topo

SUV da Lamborghini, Urus começa a ser fabricado em abril; veja flagra

Lamborghini Urus de produção deve ser quase igual ao conceito revelado nos últimos anos - Divulgação
Lamborghini Urus de produção deve ser quase igual ao conceito revelado nos últimos anos Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/02/2017 16h57

Utilitário italiano começa a mostrar formato de sua versão final

Desde quando a Porsche lançou o Cayenne, em 2002, muitos fãs da marca torceram o nariz, considerando heresia para a marca criadora do 911 colocar no mercado um utilitário com seu emblema no capô.

Pois o sucesso de vendas do SUV calou a boca dos puristas e hoje vemos uma profusão de utilitários esportivos antes considerados improváveis. Um dos mais recentes é o Urus, da Lamborghini, cuja produção começa no próximo mês de abril. Uma unidade em testes, ainda camuflada -- mas já da versão final --, foi flagrada nos últimos dias e as fotos foram parar em sites norte-americanos como Autoblog e Motor Trend.

Lamborghini Urus - Autoblog.com - Autoblog.com
Lamborghini Urus foi visto recentemente rodando sob leve camuflagem nos Estados Unidos
Imagem: Autoblog.com

Pelas imagens, dá para perceber que o Urus não vai ser muito diferente do protótipo exibido nos últimos salões automotivos -- basicamente, a dianteira será menos "bicuda" e terá entradas de ar um pouco menores.

A carroceria irá mantém a configuração de quatro portas, algo quase impensável para um Lamborghini, e também o caimento acentuado do teto na traseira, para parecer um cupê esportivo -- fórmula criada pela BMW com o X6 que já tem Mercedes e Audi na onda, com GLE Coupé o futuro Q8, respectivamente. 

De certa forma, vai lembrar um Aventador, só que bem mais alto e com motor dianteiro.

Lamborghini Urus flagra - Autoblog.com - Autoblog.com
Lamborghini Urus deve ser uma espécie de SUV do Aventador: mais alto e com motor dianteiro
Imagem: Autoblog.com

As laterais parecem ter sido suavizadas em relação ao conceito, trazendo vincos mais discretos, enquanto sob o capô o Urus vai trazer motor V8 biturbo, em contraste com os motores V10 e V12 naturalmente aspirados de Huracán e Aventador. Deve, também, contar com sistema híbrido plug-in, agregando um ou mais motores elétricos à receita. 

Curiosamente, o Urus não será o primeiro SUV da Lamborghini: na década de 80, a marca italiana produziu o quadradão LM002, que visualmente estava mais para um Land Rover e era equipado com tração 4x4 e motor V12 5.2 de 450 cv, instalado também na dianteira. Até hoje, ele é conhecido como o Lambo do Rambo, personagem de Sylvester Stallone.

Lamborghini LM002, dos anos 1980 - Divulgação - Divulgação
Lamborghini LM002, dos anos 1980, foi o primeiro (e até agora único) SUV da Lamborghini
Imagem: Divulgação