Supercompactos evoluem lá fora e ficam longe do Brasil; veja o que perdemos
Novas gerações de modelos conhecidos se afastam do país; conheça
Apesar de plataformas globais, novas tecnologias fazem alguns modelos, sobretudo hatches compactos premium, ficarem equipados e caros demais para o atual cenário do mercado brasileiro.
As marcas preferem apostar em SUVs, que passam por ótima fase e estão "bombando" em vendas, e/ou em modelos maiores, que sempre trazem maior rentabilidade.
O novo Ford Fiesta é a nova vítima dessa lógica complicada de mercado. Maior e mais moderno, avançou tanto em tamanho e tecnologia que ficou perigosamente próximo ao Focus. Com isso, a Ford brasileira optou por descartá-lo, ao menos por enquanto, já que o modelo feito no Brasil "atende perfeitamente às exigências do consumidor brasileiro".
"É uma nova estratégia global e o Fiesta ficou longe das características atuais. É por isso que não vai", assumiram executivos ligados à Ford durante a apresentação do modelo no Salão de Detroit.
Vale lembrar que o Ka vendido no Brasil, feito em Camaçari (BA) já ocupa uma posição (em tamanho e preço) que era do próprio Fiesta há alguns anos atrás -- e vai crescer e ganhar mais versões, em breve, com a decisão de assumir esse papel. Quem perde com isso é o consumidor, que acaba ficando com menos opções.
Mas este não é um problema só da Ford. Ele também se estende por várias outras fabricantes, que se veem obrigadas a descartar carros interessantes apresentados em Salões pelo mundo por conta do atual cenário brasileiro. Abaixo, elencamos sete deles.
1. Novo Ford Fiesta
2. Renault Clio 4
Na Europa, o Captur -- que no Brasil vai utilizar a base do Duster -- é feito sobre a plataforma do Clio 4, hatch que desde 2012, quando foi apresentado, tem feito sucesso nas vendas. Além de ser um dos responsáveis por estrear o atual DNA estético da Renault, o modelo é recheado de tecnologia. Oferece motores modernos (de 0,9 e 1,2 litro, ambos com três cilindros e turbocompressor), visual fluido e musculoso e interior de primeira. Por aqui, a Renault explora a ampla linha de versões do Sandero.
3. Novo Fiat 500
4. Peugeot 308 europeu
5. Volkswagen Polo
6. Novo Citroën C3
No último Salão de Paris a Citroën revolucionou ao apresentar um C3 totalmente descolado, com bolhas na carroceria (tal qual o C4 Cactus) e tamanho imponente. Ficou tão tecnológico e interessante que... passou dos limites para o Brasil -- por aqui, a marca foi outra a seguir a tendência ao apostar em um SUV. Na ocasião, Carlos Gomes, presidente do grupo PSA para a América Latina, explicou a decisão."Nosso C3 está alinhado ao que é oferecido no país e os custos não justificariam a mudança. Temos um plano para seguir atualizando nossos produtos até 2021", disse. Uma pena.
7. Nissan March 5
Apresentada no Salão de Paris do ano passado, a quinta geração do March (conhecida em outros mercados como Micra) está melhor em todos os sentidos: o hatch ficou maior, mais espaçoso, mais tecnológico e bem mais bonito e arrojado. Seria um carro para abalar as estruturas do segmento no Brasil. Seria... Se o cenário econômico desfavorável e o foco (de novo) em SUVs não levasse a Nissan a suspender seus planos para cá, conforme apontado por ninguém menos do que o chefão do grupo, Carlos Ghosn. "Existe a chance de fazermos esse carro no Brasil? Sim, mas só quando o mercado permitir", disse o executivo. Resta aguardar e torcer...
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