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FCA aposta em conceito futurista capaz até de reconhecer dono; conheça

Chrysler Portal Concept - Frederic J. Brown/AFP - Frederic J. Brown/AFP
Anéis de LED no entorno das portas são multicores e vão além da estética: servem para sinalização
Imagem: Frederic J. Brown/AFP

Do UOL, em São Paulo (SP), com AFP, em Las Vegas (EUA)

04/01/2017 17h44

Protótipo Chrysler Portal é autônomo, elétrico e tem interior configurável

O grupo FCA Fiat-Chrysler apresentou na noite de terça-feira (3) em Las Vegas (Estados Unidos) aquela que pode ser considerada sua primeira mostra mais consistente de visão sobre o automóvel do futuro.

Batizado de Chrysler Portal Concept, o protótipo será exibido nos próximos dias no CES -- tradicional salão de tecnologia que terá cobertura in loco de UOL Carros --, e traz soluções que vão além do cada vez mais óbvio casamento entre propulsão elétrica e condução autônoma.

Parte de suas ideias vem da já existente Chrysler Pacifica, porém em plataforma inteiramente nova. De acordo com a fabricante, o Portal Concept tem interior modular e é capaz até de reconhecer seu dono e usuários frequentes, além de trazer novas diretrizes de segurança para andar sozinho. 

É por esses predicados que a FCA se gaba em dizer que o Chrysler Portal Concept é um projeto "desenvolvido por millenials para millenials" -- millenial é como os americanos chamam a atual geração Y ou geração do milênio, nascida entre 1980 e 2000.

Modular e inteligente

O que uma pessoa faz quando sai do estado de solteira para ter uma família com filhos? Troca seu veículo por outro maior.

Essa é uma lógica que o Portal Concept tenta quebrar ao oferecer um interior totalmente configurável entre um e seis assentos. Todos os bancos são independentes (incluindo cintos de segurança integrados diretamente a eles) e podem ser retirados e novamente encaixados sempre que o proprietário quiser.

Também deslizam por trilhos que vão praticamente de uma ponta à outra o chão, o que permite organizar variadas posições de assentos e de espaço para bagagem.

Claro que nem tudo poderá ser aplicado quando o Portal Concept virar um carro de verdade -- o que não deve demorar tanto assim, a julgar pela sua aparência não tão futurista assim --, mas aqui estamos falando de um projeto conceitual, onde possibilidades não têm limites.

O protótipo possui ainda três telas de serviço multimídia (duas no painel e uma central, pendurada ao teto), oferece integração com celulares, tablets e câmeras por indução ou através de 12 pontos de conexão por cabo, e também faz reconhecimento de voz e rosto dos usuários.

Com isso, consegue criar um banco de dados que permitem proporcionar experiências personalizadas a cada usuário: que rotas pretendem fazer; que temperatura de ar-condicionado preferem; qual músicas gostam de ouvir... 

Um autônomo precavido

De acordo com a FCA, o Portal Concept já está no estágio 3 da condução autônoma, em que é capaz de andar sem interferência humana por longos percursos, desde que haja um condutor sempre alerta às movimentações viárias ao seu redor.

Por isso, além das câmeras, radares, sensores a laser e sensores ultrassônicos espalhados pela carroceria, a minivan contará com uma câmera interna, capaz de detectar se o motorista está ou não prestando atenção na estrada, mesmo em modo autônomo.

Caso não esteja, o veículo emitirá um alerta e, se não for respondido, procurará sozinho uma área de acostamento ou estacionamento para parar. É uma medida que tentará evitar acidentes como os que recentemente ocorreram com carros semi-autônomos de Uber, Google e Tesla.

Movido 100% a eletricidade, o conceito dispõe de uma grande bateria de íon-lítio, com 100 kWh de capacidade, posicionada no assoalho. Um pequeno motor (uma "fração" de um propulsor convencional a combustão, nas palavras da própria FCA) gera energia apenas para o eixo dianteiro, e a autonomia estimada é de 400 km.

É o que permite que o modelo tenha dimensões razoavelmente compactas, apesar dos longos 2,96 metros de entre-eixos -- como comparação, o Toyota Corolla possui 2,70 m.

Um carregador rápido de alta voltagem (350 kW) permite preencher 60% da carga em apenas 20 minutos, garantindo autonomia extra de 240 km. O volante, tal qual o do Nissan IDS Concept, é retrátil.

Dois grandes anéis de LED foram colocados no entorno das quatro portas (cuja abertura é corrida) e porta-malas, servindo como sinalizadores de múltiplas cores: podem servir como repetidores de seta, alerta de que a porta está sendo aberta ou simplesmente para ajudar a achar o veículo numa área grande.