Topo

Uber autônomo já faz barbeiragem em menos de uma semana nos EUA

Do UOL, em São Paulo (SP), com agências internacionais

19/12/2016 16h03

Volvo XC90 usado pela empresa furou sinal vermelho

Logo após o Uber revelar que está usando carros autônomos na Califórnia (EUA) -- ainda que sem a permissão das autoridades --, já temos a primeira confusão. No caso, trata-se de uma infração de trânsito grave e que poderia ter tido consequências mais graves: o Volvo XC90 usado pela empresa furou o sinal vermelho.

Um vídeo da infração, que não teve maiores consequências, foi feito pelo sistema de câmeras... de uma companhia de táxi de San Francisco e postado no YouTube pelo usuário Charles Rotter. Um pedestre estava próximo à faixa, mas só a cruzou após a passagem do Volvo do Uber.

Veja também a reprodução do YouTube abaixo:

Esse incidente ocorreu no dia 14, mesmo dia no qual a empresa revelou seus planos de fazer corridas com carros autônomos, e ganhou as páginas da mídia norte-americana nos últimos dias. Sites especializados como "Autoblog" e "TechCrunch", bem como o jornal "San Francismo Examiner" reproduziram as imagens.

Além dessa infração, podem ter ocorrido outras derrapagens no trânsito, uma vez que "Examiner" ainda reproduziu imagens de diferentes contas no Twiiter mostrando situações embaraçosas com o XC90 em outros cruzamentos.

De acordo com outra publicação, o site "Recode.net", o DMV (o departamento de trânsito local) diz que a operação de carros autônomos do Uber não atende os requisitos da legislação do Estado e é considerada "ilegal". O DMV afirma que vai tomar legais contra a empresa, se ela não se adequar imediatamente às normas, que são seguidas por outras 20 empresas, incluindo Google, Mercedes-Benz, Nissan, Cruise (serviço da da GM) e Baidu.

Por sua vez, o Uber afirmou em sua declaração sobre o projeto que, apesar da parafernália autônoma (há sensores e câmeras instalados sobre a carroceria do Volvo), se trata de teste de "autodireção", com dois especialistas dentro do carro. Um deles monitora o tráfego e outro a presença de pedestres. Parece que nenhum deles interveio há tempo no caso filmado.