Topo

Ford (enfim) confirma Mustang para 2018 e faz Ka ceder à onda aventureira

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

08/11/2016 15h07

Muscle finalmente está sendo preparado para encarar o Camaro

A espera foi longa. Desde o lançamento da atual geração, em 2014, muito se especulou sobre a importação oficial do Mustang ao Brasil. A fabricante sempre se esquivou: problemas de câmbio e de adaptação do motor à nossa peculiar gasolina eram os principais empecilhos.

Com a vinda do novíssimo Camaro e do Nissan GT-R a pressão aumentou, e aí não teve jeito: a fabricante confirmou, enfim, que vai começar a trazer o icônico muscle de maneira oficial a partir de 2018. Pré-vendas serão iniciadas no último trimestre do ano que vem.

A montadora deu poucos detalhes sobre versões e estimativa de preços, mas basta observar o rival Camaro para ter um norte do que virá por aí.

Se o modelo da GM é oferecido apenas na configuração purista SS, com um V8 6.2 aspirado de 406 cv, nas carrocerias cupê e (futuramente) conversível, seria plausível apostar que o Mustang oferecido ao Brasil será o GT, também V8, poré, de 5 litros e 441 cv, tanto com teto cupê quanto descapotável.

Difícil é esperar que ele custe menos de R$ 300 mil...

Ford Ka Trail - Alessandro Reis/UOL - Alessandro Reis/UOL
Nem o Ka resistiu à modinha dos compactos com "apelo" offroad: eis a versão Trail
Imagem: Alessandro Reis/UOL

Vem Ka... Que versão é essa?

Outra novidade ainda não anunciada é o Ka Trail, inédita versão aventureira que começa a ser comercializada no primeiro trimestre de 2017. Baseada na versão SEL 1.5, deve romper a faixa de R$ 60 mil, assim como os rivais Chevrolet Onix Activ, Hyundai HB20X, Volkswagen CrossFox e afins.

Barras longitudinais de teto, pneus de uso misto e perfil mais alto (calçados sobre rodas de liga leve aro 15 com acabamento exclusivo), suspensões elevadas em 1,8 cm e adesivos nas laterais formam visual externo.

Por dentro, Ka aventureiro terá soleiras com o nome da versão e bancos revestidos em couro sintético mesclado com tecido, além de costura laranja (olha o Onix Activ fazendo escola).

Demais destaques já haviam sido anunciados: a picape furiosa F-150 Raptor e o superesportivo GT.