Topo

Denatran estreia aplicativo que dá 40% de desconto em multas

Do UOL, em São Paulo (SP)

31/10/2016 16h13

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) estreia nesta terça-feira (1º) um aplicativo que garante 40% de desconto no pagamento online de multas de trânsito.

Segundo o órgão, a ideia do app não é somente oferecer o desconto, mas também "facilitar a comunicação sobre as infrações entre órgãos autuadores e condutores".

Para que o aplicativo funcione, porém, é preciso que os órgãos de trânsito passem a fazer notificações eletrônicas. De acordo com o Ministério das Cidades, os Detrans estaduais e entidades responsáveis ainda estão "se adequando".

Chamado de SNE (Sistema de Notificação Eletrônica), ele estará disponível para download na PlayStore (celulares com sistema operacional Android) e AppStore (aparalhos da Apple) logo após o lançamento, que acontece às 9h30 desta terça, no Ministério das Cidades, em Brasília (DF).

As multas de trânsito ficarão mais caras a partir de novembro. Os preços subiram pelo menos 53%, mas em alguns casos o valor aumentou mais de 300% -- como no caso da infração de utilizar o celular ao volante, que deixa de custar R$ 85,13 e passa a R$ 293,47.