Topo

Renault Captur surge "pelado" e será lançado antes do Kwid

Exemplar quase sem camuflagem foi flagrada por leitor em Ubatuba (SP) - Marcelo Vieira/UOL
Exemplar quase sem camuflagem foi flagrada por leitor em Ubatuba (SP) Imagem: Marcelo Vieira/UOL

Fernando Calmon<br>Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

26/09/2016 13h47

Só três fitas pretas, fazendo quase que o papel de tapa-sexo, impediram que a Renault mostrasse tudo de seu Captur em praia de Ubatuba, revelou flagrante do leitor Marcelo Vieira. Com isso, fica claro que a marca francesa decidiu inverter o cronograma de lançamento de suas principais novidades para o Brasil.

Nacionalizados, Kwid e Captur vão trocar a ordem de chegada. Agora, a prioridade é colocar o utilitário esportivo primeiro nas ruas. O pequenino crossover -- ou "micro-SUV, como a Renault vai querer forçar -- precisa de mais ajustes e terá a chegada adiada.

Esta confirmação do Captur mostra que a onda SUV segue em alta: na última semana, o crossover chinês JAC T3 também foi flagrado em ruas brasileiras -- veja mais sobre o modelo que chega em 2017.

Conforme apurado por UOL Carros junto a três fontes ligadas à marca, fabricante prepara para início do ano que vem a apresentação do Captur, provavelmente antes do Carnaval.

Flagra do Renault Captur brasileiro 2 - Marcelo Vieira/UOL - Marcelo Vieira/UOL
SUV divide base com o Duster, mas é só: visual é todo inspirado no Captur europeu (porém com cortes mais agressivos no para-choque), enquanto trem-de-força vem do Nissan Kicks
Imagem: Marcelo Vieira/UOL

Um Kicks da Renault

Quase "sem roupa" na praia, o Captur brasileiro será também descolado do estilo europeu. Lá, o modelo é menor e usa base do Clio IV. O nacional está relacionado, na verdade, ao "Kaptur" russo: plataforma é a B0, a mesma do Duster. Até a distância entre-eixos, de 2,67 metros, será mantida em relação ao coirmão.

Nosso Captur, porém, será mais refinado no visual (inspirado nas linhas do Captur europeu) quanto em motorização e equipamentos. Motor deve ser o mesmo 1.6 flex do Nissan Kicks -- porém recalibrado para ir um pouco além dos 114 cv (pelo menos com etanol) --, acoplado a transmissão CVT ou manual de seis marchas. Conjunto de suspensão deve vir da picape Duster Oroch, com conjunto independente.

Homologado para cinco passageiros, conforme antecipado pela nossa reportagem em novembro do ano passado, terá preços logo acima do patamar do Duster, partindo de pouco menos de R$ 90 mil. 

Flagra do Renault Captur brasileiro - Marcelo Vieira/UOL - Marcelo Vieira/UOL
Eveito Evoque: linha de cintura elevada, rodas grandes e teto caído com acabamento em tom contrastante seguem receita do modelo da Land Rover
Imagem: Marcelo Vieira/UOL

Mas e o Kwid?

Fontes consultadas pelo especialista Fernando Calmon, colunista de UOL Carros, sinalizam que a Renault tende a atrasar a chegada o subcompacto no mínimo para março, podendo estender a espera até o segundo trimestre.

O principal motivo seria não encavalar os dois lançamentos, evitando o fenômeno vivido pela Fiat em 2016: a marca italiana lançou Toro e Mobi em intervalos muito próximos, o que acabou atrapalhando o início das vendas do hatch.

Sendo assim, o Kwid vai esperar o possível "boom" na procura pelo Captur nas concessionárias para, só então, começar a ser vendido. Em um mercado que está priorizando a rentabilidade dos carros de maior valor, o atraso não seria considerado nenhuma tragédia pela Renault.

Enquanto isso a fabricante ficaria livre para realizar alterações no projeto original, especialmente do ponto de vista de segurança -- vale lembrar como o Kwid foi mal nos testes de impacto do NCAP asiático.

Procurada, a Renault do Brasil não confirmou as informações, mas reiterou que ambos os modelos serão exibidos durante o Salão de São Paulo 2016, junto com o suvão Koleos.

Como é o Renault Koleos

UOL Carros

Mande fotos por e-mail ou WhatsApp

Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie para UOL Carros, com seu nome completo, RG e/ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagra. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.

UOL Carros também usa o WhatsApp como forma de receber suas imagens: basta adicionar o número +55 11 9-9955-8532. Segue válido a forma anterior, pelo e-mail uolcarros@uol.com.br.