Topo

Ford quer fazer água potável dentro do carro; assista e veja como

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/09/2016 19h51

Quando está em uso, um carro é capaz de produzir até 2 litros de água por hora, por exemplo, do sistema de condensação natural do ar-condicionado. Nesta semana, a Ford apresentou um sistema que torna esta água potável, pronta para o consumo dos ocupantes.

Com o conceito, a Ford se adequa à nova "lei" do setor automotivo, que obriga cada modelo novo a reaproveitar ao máximo as energias que ele mesmo produz. 

Criado pelos engenheiros Doug Martin e John Rollinge, o sistema -- batizado com o enrolado nome "On-The-Go H2O" ("água durante o caminho", numa tradução livre do inglês) se inspira num outdoor existente em Lima, no Peru, que usa o mesmo princípio para fornecer água potável à população local.

Mas como o dispositivo funciona? Ele capta, filtra e armazena a água para uso através de uma torneira presente no console central. "Toda a água que se perde deve ser recuperada para servir a um propósito. O On-The-Go H2O pode ajudar pessoas presas no trânsito ou que estão trafegando em locais remotos", afirmou Martin.

Caso o conceito vire realidade, comprar garrafinhas de água mineral para consumir em uma viagem mais longa se tornará algo antiquado. Por outro lado, não se espante se o fluxo de uso dos banheiros em postos de serviço aumentar...