Topo

Palio tem nota rebaixada de quatro para uma estrela em segurança

Fiat Palio 2016 no Latin NCAP - Divulgação - Divulgação
Teste de colisão lateral foi o que mais descontou pontos do hatch
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/08/2016 12h58

Em nova etapa da sétima fase de testes, o Latin NCAP (programa de segurança viária para América Latina e Caribe) rebaixou a nota do Palio. O modelo vendido no Brasil como "Novo Palio" (segunda geração, que convive com o antigo Palio Fire) recebeu uma estrela em segurança para adultos (antes tinha quatro estrelas).

Na configuração brasileira (munida dos obrigatórios airbags frontais para motorista e passageiro), esta é a terceira vez que o hatch passa por avaliação do instituto. Na primeira, em agosto de 2014, obteve três e duas estrelas, respectivamente para adultos e crianças. Na segunda, em julho de 2015, foram quatro e três estrelas.

Entretanto, seguindo o protocolo mais rígido, válido a partir de 1º de janeiro deste ano, o compacto caiu para somente uma estrela na proteção para adultos (ambos sentados no banco da frente). As três estrelas para crianças (fileira traseira) foram mantidas.

Como foi a avaliação

Segundo o Latin NCAP, embora cabeça e pescoço dos bonecos nos assentos dianteiros tenham sido preservados no teste de impacto frontal a 64 km/h, a proteção para o peito do motorista foi considerada "fraca" (segunda pior avaliação).

Já a segurança das pernas de ambos os ocupantes foi apontada como "marginal" (terceira pior).

Todavia, foi o teste lateral a 50 km/h que mais prejudicou o desempenho do modelo: a proteção para o peito do condutor acabou classificada como "pobre", a pior avaliação da lista.

Ausência de controle de estabilidade e também de bolsas infláveis laterais e de cortina contribuiu para a nota ruim.

Apesar dos diversos problemas, houve menções positivas: o Palio ganhou pontos por oferecer cintos com pré-tensionadores e aviso de não afivelamento para o motorista. Além disso, a estrutura do habitáculo foi considerada estável nas duas colisões. De acordo com o órgão, os reforços estruturais nas portas atuaram bem para evitar que a carroceria afundasse ainda mais em direção aos passageiros na colisão lateral.

Como o Palio não alcançou nota mínima nas duas primeiras aferições, acabou não passando pelo teste final de batida contra poste a 24 km/h.

Além dele, o instituto avaliou também uma unidade do subcompacto chinês Byd F0, não comercializado no Brasil. Desprovido de qualquer auxílio de segurança, o pequeno hatch pagou mico e obteve zero estrela para adultos e uma para crianças.