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Kicks e HR-V são parecidos? Saiba o que dá para mudar em cada um

Carlos Cereijo

Da Fullpower (com Redação de UOL Carros)

29/07/2016 08h00

Se o segmento de SUVs passa quase batido pela derrubada de vendas, e se o mais recente lançamento -- Nissan Kicks -- foi feito sob medida (inclusive com dimensões quase idênticas) para encarar o líder Honda HR-V, que tal comparar estes dois modelos totalmente urbanos -- tanto no estilo, quanto na tração 4x2? E que tal saber como eles podem ser modificados ao gosto deste cliente da cidade?

No caso do Kicks, visual e acabamento são refinados e incluem teto e couro coloridos (opcionais), além das rodas de liga leve em dois tons e aro de 17 polegadas, painel de instrumentos programável, seis airbags, controles de tração e estabilidade. Em versão única, a SL, custa R$ 89.990, chegando a R$ 94.490 com os extras.

Motor é sempre o 1.6 4-cilindros flex, recalibrado em relação a March e Versa: tem sistema de partida a frio sem tanquinho, novos dutos de ar e gerenciamento eletrônico, gerando 114 cv e 15,5 kgfm com qualquer combustível. Câmbio é o CVT XTronic (automático de infinitas relações, mas que simula seis marchas).

Para o HR-V, no topo de gama (R$ 99.200), destacam-se quatro airbags, controles de estabilidade e tração, ar-condicionado com comando digital e sistema multimídia com tela sensível ao toque e integração completa com smartphones, além do revestimento interno em couro. 

Sobressai o motor 1.8 FlexOne com 140 cv e 17,3 kgfm de torque com gasolina, 139 cv e 17,4 kgfm com etanol; câmbio também é CVT, com sete marchas simuladas.

Dá para mexer?

No caso do suvinho da Honda, opções de rodas 18, 19 e 20 são mais fáceis de encontrar. Para o Nissan, é preciso ficar ligado no padrão da "furação", ou fixação, que exclui alguns modelos de rodas.

TV digital integrada, espelhamento de telefones com diversos aplicativos (como o Waze) e até telas nos encostos de cabeça são upgrades para o HR-V. 

Atenção no cado do Kicks: o painel de instrumentos digital, mais moderno e conectado ao "cérebro" do carro, requer cuidados extras do instalador de qualquer equipamento extra.