Fiat guarda último Uno/Mille como relíquia em Betim; assista
A lei que obrigou todos os carros produzidos no Brasil a saírem de fábrica com ABS (sistema antitravamento dos freios) e airbags frontais, a partir de 1º de janeiro de 2014, representou -- indiretamente -- o fim de linha para dois clássicos das ruas brasileiras: Fiat Mille (o antigo Uno) e Volkswagen Kombi.
No caso do Mille, a despedida oficial foi anunciada em dezembro de 2013, com o lançamento da série especial Grazie Mille ("obrigado, Mille", em italiano). Limitada a 2.000 unidades numeradas, a edição foi oferecida em duas cores: prata e um tom claro de verde denominado "Saquarema".
Foi com esta última opção de pintura que saiu da linha de montagem o Grazie Mille número 2.000, oficialmente o último Uno/Mille fabricado na história. Seu destino já estava selado: entrar para o acervo de modelos históricos da fabricante, na fábrica de Betim (MG).
Daniel Simonetti, assessor de comunicação e responsável pela frota de clássicos, contou a UOL Carros como convenceu a empresa a não se desfazer do 2.000º Grazie Mille, trabalho que incluiu até a inversão do processo de produção para que o último hatchzinho saísse pintado de verde, não prata.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.