Topo

LG vai ajudar Volkswagen a construir seu carro do futuro

Do UOL, em São Paulo (SP)

06/07/2016 16h51

O grupo alemão Volkswagen e a empresa sul-coreana de tecnologia anunciaram nesta quarta-feira (6) a união das empresas para criação de nova geração de "carros conectados".

"O grupo Volkswagen e a LG Electronics assinaram um memorando de entendimento para pesquisa conjunta e desenvolvimento da próxima geração da plataforma de serviços de carros conectados", afirmou Richard Choi, chefe de tecnologia em nuvem da LG. "Está prevista integração ampla entre serviços inteligentes para casas e adoção de tecnologias de conectividade e informação", afirmou o executivo.

O objetivo é desenvolver novas tecnologias de entretenimento, mas também criar sistemas de conectividade e bases de dados nos mesmos moldes usados atualmente por Volvo-Ericsson (na Suécia), Ford Pass e General Motors-OnStar (EUA, Europa, China e Brasil).

Em março, durante o Salão de Genebra, o estúdio Italdesign Giugiaro mostrou o conceito GEA, antecipando o uso de equipamento da LG. O modelo dá pistas de futuros sedãs de luxo da Volkswagen, Audi e até Bentley, todas marcas do Grupo Volkswagen. 

De acordo com a agência AFP, as duas companhias trabalharão no desenvolvimento de tecnologias que permitirão aos motoristas conectar os sistemas dos novos carros aos dispositivos de casas e garagens "inteligentes".

Tudo isso permite antecipar ações como ligar luzes, climatização e sistemas de seguranças da casa, mas também a troca de informações entre carro e aparelhos do motorista. O carro, por exemplo, pode avisar o computador do cliente que está na hora da revisão do freio e este envia um e-mail à concessionária, agendando o horário, tudo automaticamente.

O sistema também enviará notificações e conselhos para o motorista, direto na tela do carro.

Também está prevista a adoção de sistemas de dados em nuvens, necessário para a comunicação de carros autônomos com outros carros, com rodovias, base de dados de mapas e GPS e com autoridades de trânsito.