Topo

Citroën C3 muda tudo e ganha até bolhas de ar na carroceria; conheça

Do UOL, em São Paulo (SP)

30/06/2016 17h43

A terceira geração do hatch compacto Citroën C3 acaba de ser revelada na Europa. Totalmente inspirada no C4 Cactus, modelo maior e inovador da empresa, o novo C3 traz linhas com estilo "retrô" -- portanto menos ousadas que as do Peugeot 208, que tem proposta mais esportiva (eles compartilham plataforma) --, mas sem deixar de transparecer modernidade.

A apresentação oficial é esperada para acontecer no Salão de Paris, em setembro. Mas não será possível vê-lo no Salão de São Paulo, em novembro, já que o C3 nacional acabou de receber mudanças -- e, claro, também por conta da situação "sinuosa" vivida atualmente pelo Grupo PSA no Brasil.

Citroën C3 2017 - Divulgação - Divulgação
Novo C3 ganha bolhas de ar nas chapas laterais para proteção em contatos leves
Imagem: Divulgação

O que muda?

Externamente, o carro recebe a nova cara da marca, inspirada na família C4, com faróis dispostos em três andares; airbumps nas chapas laterais; luzes de LED nos faróis e lanternas (que são mais quadradas, remetendo ao DS3; e 36 pacotes de personalização (cores diferentes para o teto, carroceria, interior e rodas).

Citroën C3 2017 - Divulgação - Divulgação
Lanternas do novo C3 têm efeito 3D, assim como as do pequeno DS3 da atual geração
Imagem: Divulgação

O novo C3 é equipado com o motor 1.2 Puretech de três cilindros (o mesmo do C3 vendido no Brasil), mas movido só a gasolina -- na nova geração, ele pode ser aspirado ou turbo e ter 68 cv, 82 cv ou 110 cv. Há ainda uma versão a diesel, chamada de BlueHDI, com 75 cv ou 100 cv. O câmbio pode ser manual ou automático, ambos de seis marchas.

O hatch também passa a contar com importantes itens de segurança, como alerta de ponto cego, assistente de partida em rampas, GPS com informações de trânsito em tempo real, sensor de fadiga, câmera de ré e um assistente de emergência, que ativa os serviços de atendimento de maneira automática em caso de acidente.

Há ainda uma tecnologia inédita para a categoria chamada ConnectedCam: um sistema instalado no retrovisor interno pode, em caso de impacto, recuperar a gravação dos 30 segundos anteriores e gravar os 60 segundos posteriores ao sinistro, por meio de câmeras.

Lá dentro

No interior, o C3 recebe uma cabine mais limpa e retilínea, principalmente por conta do painel estendido por uma ampla placa horizontal, com saídas de ar acopladas, e pela tela de 7 polegadas, capaz de parear iPhone, iPod e iPad (via CarPlay) e outros aparelhos eletrônicos da Apple por meio do Bluetooth.

Além disso, o teto passa a ser totalmente envidraçado e há chave presencial para acesso e ignição do motor. Segundo a marca, são 3,99 metros de comprimento, 1,75 m de largura e 1,47 m de altura. A distância entre eixos é de 2,54 metros (o atual tem 2,46 metros) e a capacidade do porta-malas se manteve em 300 litros.

Citroën C3 2017 - Divulgação - Divulgação
Interior ganha traços mais simples e retilíneos; tela tem central multimídia integrada
Imagem: Divulgação