Topo

Detran de SP já permite identificar motorista infrator pela internet

Portal do Detran de SP permite identificar o infrator sem necessidade de carta - Reprodução
Portal do Detran de SP permite identificar o infrator sem necessidade de carta Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/06/2016 18h12

A partir desta terça-feira (14), quem receber multa e não for o autor da infração poderá identificar o motorista infringente pela internet -- atualmente, o método é feito pelos correios e praticamente não há resposta se o responsável não for atrás.

O portal do Detran agora também permite acompanhar o andamento da análise, além de uma possível recusa, se for caso. Caso um veículo seja conduzido por mais de uma pessoa, cabe ao proprietário indicar ao órgão autuador qual motorista dirigia no momento da autuação.

Segundo o Detran, o sistema vai verificar se a assinatura e a imagem da foto que constam na  CNH do motorista indicado correspondem às registradas nos dados de coleta biométrica, realizada pelo órgão em todo cadastro (de primeira habilitação, renovação, mudança e adição de categoria).

O esquema atual, por carta, também passa a ser digitalizado. Para quem optar por fazer a entrega pessoalmente, vale ressaltar que os documentos entregues ao departamento serão digitalizados e inseridos no sistema.

Migrar o serviço para a internet, de acordo com o órgão, visa tornar o processo da indicação de condutor mais rápido, seguro e transparente. "Nosso objetivo é evitar fraudes", ressalta Neiva Doretto, diretora-vice-presidente do Detran de SP.

Por conta dos novos procedimentos, qualquer suspeita de irregularidade deve ser denunciada à polícia (disque-denúncia: 181) e à Ouvidoria do Detran-SP (acesso diretamente pelo site).