Topo

Santos Dumont também foi pioneiro com carro da Peugeot

Santos Dumont - Divulgação - Divulgação
Apesar de criar aviões, como o 14-Bis, Santos Dumont era fã de carros
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP), com Auto+

13/05/2016 09h00

Criador dos aviões 14 Bis e Demoiselle, poeta e empreendedor, Alberto Santos Dumont (1873-1932) é considerado "pai da aviação" por brasileiros e também europeus, mas também tem sua trajetória atrelada ao cenário automotivo brasileiro.

Essa curiosa história pode ser descoberta do outro lado do Atlântico, no Museu da Aventura Peugeot, na cidade de Sochaux (França). Lá está guardada boa parte da história da marca francesa Peugeot, que é conhecida por carros, mas que começou atuando em outras áreas.

+ Saiba mais: Especial - 13 de Maio, Dia do Automóvel 

Entre as raridades, está o Typ 3, espécie de carruagem motorizada vis-à-vis (na qual os passageiros viajam em dois bancos opostos, se encarando), que consolidou a marca entre as fabricantes automotivas, em 1981. 

Onde está a relação?

Como conta o jornalista Benê Gomes, do programa parceiro Auto+, os arquivos da própria Peugeot apontam que o modelo Typ 3 foi o primeiro comprado e levado por Santos Dumont para as ruas de São Paulo.

Se o "Dia do Automóvel" no Brasil é uma data polêmica, há muita discussão também na história de Dumont: muitos afirmam que outro carro francês, o Le Zebre (a zebra), foi o primeiro automóvel importado pelo inventor brasileiro.

Registros locais confirmam a posse do carro, criado em 1909, pela família de Santos Dumont, mas não esclarecem se ele realmente chegou antes do Type 3.