Topo

Peugeot 208 1.2 tem consumo de híbrido; veja os mais econômicos

André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/04/2016 11h01

Os números oficiais do Peugeot 208 com motor 1.2 de três-cilindros surpreenderam. Em nova lista de consumo e emissões do Inmetro, revelada nesta quinta-feira (28), o hatch registrou 10,9/11,7 km/l (cidade/estrada) com etanol; e 15,1/16,9 km/l (cidade/estrada) com gasolina, números que o colocam no mesmo patamar de veículos híbridos vendidos no Brasil, como o Ford Fusion Hybrid e o Lexus CT200h.

O Toyota Prius ainda é o carro mais econômico do país e pode fazer 18,9 na cidade e 17 km/l na estrada com gasolina no tanque.

Mudanças

Outra novidade do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, para 2016, foi a adesão de todas as montadoras e importadoras. Com isso, 90% dos carros vendidos no país receberão a informação de consumo e emissão de gases por meio da etiqueta oficial do órgão.

A regra atinge 795 modelos e versões. Ao longo do primeiro semestre do ano, segundo a entidade, outros 131 modelos serão incluídos -- o planejamento é terminar o ano com 926 veículos enquadrados. Este ano, a principal novidade é que a classificação da emissão de gases poluentes passa a ser exibida também por meio de letras, como já ocorre com a avaliação do consumo. Um a nova etiqueta foi elaborada para ilustrar os resultados.

A nova etapa do programa também inaugura a entrada de veículos leves a diesel (picape, SUVs e veículso fora-de-estrada), que estarão etiquetados a partir de 1º de maio. São 14 categorias no total, com duas inéditas: microcompacto (novo); subcompacto; compacto; médio; grande; esportivo; SUV compacto; SUV grande; extragrande; comercial leve; minivan; fora-de-estrada grande; picape (novo); e transporte de carga derivado de veículo de passageiro.