Topo

Fiat-Chrysler convoca 1 milhão por falha de câmbio "europeu"

Jeep Grand Cherokee 2014-15 é modelo afetado que pode ter sido importado ao Brasil - Murilo Góes/UOL
Jeep Grand Cherokee 2014-15 é modelo afetado que pode ter sido importado ao Brasil Imagem: Murilo Góes/UOL

Do UOL, em São Paulo (com agências internacionais)

22/04/2016 21h32

A FCA (Fiat-Chrysler) está convocando recall de 1,1 milhões de veículos em todo o mundo por conta de problema com câmbio automático de "padrão europeu", com oito marchas, feito pela alemã ZF. Apesar de ser usado há um bom tempo em carros da Audi (estreando no A8), este foi considerado confuso por muitos motoristas da FCA, que acabaram saindo do carro sem colocar o câmbio corretamente na posição P (Park/Estacionamento), provocando acidentes.

Há registros de falhas com carros nos Estados Unidos, Canadá, México e também em outros mercados. UOL Carros procurou a representação local da Fiat-Chrysler e aguarda resposta sobre o envolvimento de carros da marca Jeep (de propriedade da Fiat-Chrysler) importados para o país. 

Os veículos afetados estão identificados: os sedãs Dodge Charger e Chrysler 300 anos-modelos 2012-2014; o SUV Jeep Grand Cherokee ano-modelo 2014-2015. 

No total, 811.586 veículos estão envolvidos nos EUA. O recall também afeta 52.144 carros no Canadá, 16.805 no México, e 248.667 veículos em outros mercados. 

Jeep Grand Cherokee Limited Diesel - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Alavanca do câmbio nunca registrou problemas em carros da Audi, mas confundiu motoristas de carros da FCA e provocou acidentes
Imagem: Murilo Góes/UOL

Sistema será modificado

A sede da FCA diz que registrou 41 casos de lesões relacionados ao problema com o câmbio, apesar de não ter conseguido reproduzir qualquer falha de equipamento.

Com isso, a empresa afirmou que irá melhorar os sistemas de alerta dos carros envolvidos, mudando o tipo de alarme e mensagens exibidas quando a porta do condutor estiver aberta enquanto o motor estiver funcionando.

Além disso, a transmissão deverá impedir que o carro entre em movimento quando a porta estiver aberta, mesmo que a posição P não esteja selecionada.

Apesar do uso sem registro de problemas na Audi, a Chrysler usa um tipo diferente de seletor na alavanca. A empresa já havia mudado o projeto da peça para os modelos 2015 do Charger e do 300, bem como de toda a alavanca do Grand Cherokee modelo 2016.

Os proprietários de veículos afetados serão notificados sobre o recall quando o serviço está disponível. Fiat-Chrysler aconselha os clientes a seguir as instruções no manual do proprietário do veículo no mesmo período.