Topo

Fiat Mobi inova em funções e tropeça no preço: R$ 31.900

Lançamento do Fiat Mobi - André Deliberato/UOL - André Deliberato/UOL
Tampa do porta-malas em vidro reduz peso em 6 kg e ainda provoca a Volkswagen, que desistiu de aplicar a mesma solução ao up!
Imagem: André Deliberato/UOL

André Deliberato<br>Eugênio Augusto Brito<br>Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/04/2016 21h18

A Fiat escolheu o auditório do Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP), para apresentar oficialmente seu lançamento mais importante do ano: o subcompacto Mobi, que chega para aposentar primeiramente Uno Vivace, depois Palio Fire, e assumir a posição de carro de entrada da marca.

Lançamento do Fiat Mobi - André Deliberato/UOL - André Deliberato/UOL
Cor roxa de lançamento é uma das ousadias do modelo, que usa traços estranhos e exagerados para parecer maior do que é
Imagem: André Deliberato/UOL
Também há meta ousada: vender 100 mil carros/ano, número que o colocaria entre os três mais vendidos do Brasil, com Chevrolet Onix e Hyundai HB20, tendo fôlego até para ser o mais vendido do país, já em 2016.

Faria, também, com que a marca voltasse a ser líder de mercado, à frente da GM. Em 2015 a Fiat terminou como a mais vendedora, mas tem sido batida consistentemente pela GM nos primeiros meses de 2016. O objetivo é reverter a queda até o fechamento do ano.

Problema, porém, é o preço: as vendas começam neste sábado (16) e, contrariando todos os prognósticos, inclusive de lojistas e rivais, a versão de entrada custa R$ 31.900, enquanto a de topo (a aventureira Way) custa R$ 43.800. Ficou mais salgado que o esperado:

Confira todos os preços:

+ Mobi Easy 1.0 -- R$ 31.900
+ Mobi Easy On 1.0 -- R$ 35.800
+ Mobi Like 1.0 -- R$ 37.900
+ Mobi Like On 1.0 -- R$ 42.300
+ Mobi Way 1.0 -- R$ 39.300
+ Mobi Way On 1.0 -- R$ 43.800

Fiat mostra porta-malas "inteligente" do Mobi

UOL Carros

Com o atraso do motor 1.0 de três cilindros e seis válvulas (que deve estrear este ano, mas no Uno, no segundo semestre), o Mobi estreia com o velho 1.0 Fire flex, de quatro cilindros e 73/75 cv (gasolina/etanol).

Para gantir bom número no programa de consumo do Inmetro, a marca fez modificações no câmbio manual de cinco marchas, que recebeu relações de marchas mais alongadas.

Com isso, o Mobi é entre 2 e 7 cv mais fraco e 36 kg mais pesado que um Volkswagen up! MSI -- isso significa que ele será mais fraco que o rival, mas deverá ser ainda mais econômico.

 

Celular é central multimídia

O Mobi Easy é equipado apenas com rodas de calota aro 13 e os obrigatórios airbags frontais e freios ABS (antitravamento). Somente na Easy On é possível ter acesso a direção hidráulica e ar-condicionado.

Por sua vez, só o Mobi Like traz de série vidros (só dianteiros) e travas elétricos, além de rodas aro 14 de aço. Mobi Like On acrescenta alarme, rádio com sistema de áudio via Bluetooth (o mesmo de Uno e Toro Freedom), faróis de neblina, limpador e desembaçador de vidro traseiro e rodas de liga leve aro 14.

Por fim, o Mobi Way dispõe dos mesmos equipamentos do Like, mais penduricalhos de plástico nos para-lamas, suspensões ligeiramente elevadas, pneus de perfil mais alto e barras longitudinais de teto. O Mobi Way On possui a mesma relação com o Like On.

Como opcional, para todas as versões, a Fiat vai oferecer (somente a partir de junho) o pacote "Live On", que transforma o próprio celular do motorista em central multimídia: você baixa um aplicativo, usa a conexão Bluetooth, pendura o smartphone no painel e pode acessar estações AM/FM, lista de músicas no Spotify, informações de clima e horário, dicas de condução econômica e até Waze. Os comandos são feitos no celular ou pelo volante multifuncional.

UOL Carros participa de test-drive com todas as configurações do carrinho nesta quinta-feira (14) e publica suas impressões oportunamente.