Topo

Novo GM Cruze hatch promete até educar motorista novato; conheça

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/01/2016 14h45

A menos de uma semana da abertura do Salão de Detroit 2016, a GM divulgou as primeiras imagens da nova geração do Cruze hatchback. A configuração desprovida de terceiro volume será apresentada no evento e vendida por lá em duas versões (LT e Premier), com opção do pacote esportivo RS. Para o Brasil, a chegada deve ocorrer somente em 2017, via México, depois do nascimento da configuração sedã (que deve acontecer no Salão de São Paulo deste ano).

Chevrolet Cruze hatch de segunda geração - Divulgação - Divulgação
Novas lanternas e vincos dão aspecto asiático ao Cruze, remetendo a rivais como Hyundai i30 e Mazda 3 de penúltima geração
Imagem: Divulgação
Visual dianteiro e base, aliás, serão as mesmas do Cruze três-volumes, já mostrado e detalhado por UOL Carros. A grande surpresa está no desenho traseiro: a GM se rendeu à tendência de concorrentes, como Volkswagen Golf, Hyundai i30 e Mazda 3, e desenhou lanternas bipartidas e horizontais. O para-choque todo entrecortado e o vinco marcante na tampa do porta-malas ajudam a aumentar a sensação de robustez e largura, reforçando ainda mais o aspecto agressivo do carro.

Com o uso de componentes mais leves na plataforma e no motor, o Cruze hatch de segunda geração vai ficar até 91 quilos mais leve. Assim como o sedã, também usará motor Ecotec 1.4 turbo a gasolina, com 155 cv, 24,4 kgfm de torque, injeção direta e sistema start-stop (que desliga automaticamente o motor em paradas rápidas para economizar combustível). UOL Carros já havia apontado peso e (falta de) potência como pontos fracos do modelo atual (conhecido, no Brasil, pela nomenclatura Sport6). 

Entre-eixos será idêntico ao do sedã: 2,70 metros -- o que significa 5 cm extras de espaço para os joelhos na parte traseira --, e o volume anunciado para o porta-malas é de impressionantes 524 litros, 120 litros a mais que o da geração vigente. Suspensões vão usar arquitetura multibraço na traseira. Para os Estados Unidos, conjunto óptico dianteiro contará com assinatura em LED e pacote de conforto incluirá volante e assentos dianteiro e traseiro com aquecimento. 

Chevrolet Cruze hatch de segunda geração - Divulgação - Divulgação
Novo Cruze vai oferecer 5 cm a mais de espaço para joelhos no banco de trás
Imagem: Divulgação

Mimos eletrônicos

Durante o lançamento do Cruze Sedan, executivos da GM fizeram questão de comparar o modelo ao Mercedes-Benz Classe C. "Oferecemos o mesmo nível de tecnologia e segurança pela metade do preço", disse, à época, a presidente global da empresa, Mary Barra. Para o hatch, a proposta será mantida. O modelo sairá de fábrica, por exemplo, com a versão mais avançada do sistema multimídia MyLink, incluindo espelhamento de celulares via CarPlay e Android Auto e possibilidade de transformá-lo num roteador WiFi via conexão 4G. 

Chevrolet Teen Driver - Reprodução - Reprodução
Já existente no novo Malibu, Chevrolet Teen Driver ensina novato a dirigir dentro da lei e "deda" aos pais tudo que ele fez enquanto estava ao volante
Imagem: Reprodução
Direção elétrica progressiva, controles de estabilidade e tração, assistente de manutenção de faixa, alerta de tráfego cruzado na traseira, sensor de ponto cego e assistente de estacionamento para vagas perpendiculares são as principais "babás" eletrônicas do modelo. Segundo a GM, é um pacote "melhor que o de qualquer rival, incluindo Corolla e Civic [americanos]".

O item mais curioso, contudo, é chamado "Teen Driver" ("Motorista Novato", em uma tradução livre do inglês): quando acionado, ele emite alertas sobre limite de velocidade atingido e perigo de acidente, e até coloca o volume do áudio no mudo enquanto o motorista não vestir o cinto de segurança. Mais do que isso, passa um relatório aos pais, via central multimídia, "dedando" informações de quando o modo estava ativo: quantos quilômetros o condutor andou, que velocidade alcançou e quantos alertas recebeu. 

Com OnStar, GM fica de olho em você