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VW up! e Polo alemães vão usar bloco de motor 1.0 brasileiro

Morto no Brasil, Polo vai ganhar versão 1.0 turbo na Europa junto com o up! - Divulgação
Morto no Brasil, Polo vai ganhar versão 1.0 turbo na Europa junto com o up! Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/12/2015 11h31

Não há dúvidas de que o motor 1.0 3-cilindros da família EA211, produzido pela Volkswagen em São Carlos (SP) e usado atualmente por up! e Fox, é um dos mais modernos à disposição do mercado automotivo brasileiro. Até a matriz da fabricante alemã reconhece isso.

Nesta terça-feira (15), a filial brasileira anunciou o início das exportações do bloco deste propulsor para a Alemanha, onde serão utilizados como base para os motores de 1 litro que equipam as atuais gerações de up! e Polo. Com eles, a Volks alemã deve promover por lá, em 2016, a estreia do 1.0 turbo, já existente aqui nas versões TSI do up!.

Segundo a montadora, um primeiro lote com 46 mil unidades será enviado até o fim deste ano. Para 2016, a expectativa é que outras 45 mil sejam compradas.

Usinado em alumínio, o bloco do 3-cilindros pesa, de acordo com a Volkswagen, quase 25 quilos a menos do que a base de um propulsor 4-cilindros convencional de ferro. Sempre flex no Brasil, o 1.0 EA211 usa ainda tecnologias como quatro válvulas por cilindro com duplo comando variável e injeção direta, para chegar a 82 cv na configuração aspirada e 105 cv na turbo, sempre com etanol.

Atualmente presente em toda a gama do up! e também nas versões 1.0 do Fox, tal motor está programado para, em 2016, entrar na linha de Gol e Voyage reestilizados.