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Anti-HR-V, JAC T5 vem em janeiro e quer espelhar celular sem usar fio

Com 8 cm a mais de comprimento que EcoSport, T5 promete ter bom espaço interno - Leonardo Felix/UOL
Com 8 cm a mais de comprimento que EcoSport, T5 promete ter bom espaço interno Imagem: Leonardo Felix/UOL

Leonardo Felix

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/10/2015 18h10

Flagras de automóveis geralmente acontecem em regiões um pouco distantes dos grandes centros urbanos, especialmente em rodovias e estradas vicinais. Não foi o caso deste. UOL Carros encontrou uma unidade do JAC T5, Suvinho criado para enfrentar Honda HR-V, Jeep Renegade, Ford EcoSport e cia, estacionado na esquina da redação, em São Paulo (SP).

Flagra do JAC T5 - Leonardo Felix/UOL - Leonardo Felix/UOL
Elementos visuais na dianteira são modernos: cara de malvado, faróis afilados e alongados por quase todo o entorno do capô e grade hexagonal chamativa; luz de posição em LED, rack de teto, rodas de liga leve e (exagerados) apliques cromados virão de série em toda a gama
Imagem: Leonardo Felix/UOL
Trata-se de uma das primeiras imagens do utilitário-esportivo compacto presente nas ruas sem nenhum tipo de camuflagem.

Conforme UOL Carros apurou, o lançamento, inicialmente previsto para dezembro deste ano, foi adiado para janeiro de 2016, apenas na configuração com câmbio manual de cinco marchas. Em abril chega ao mercado brasileiro o T5 munido de transmissão CVT (continuamente variável), opção inédita no portfólio da marca para o país.

A tática será a mesma aplicada a outros modelos chineses: preço abaixo da média (partindo de cerca de R$ 60 mil) com lista de equipamentos robusta. Fontes garantem que todos os elementos mostrados na imagem (rack de teto, faróis de neblina, luzes de posição em LED, retrovisores com luz de seta integrada, protetores de plástico por toda a extensão de laterais e para-choques, rodas de liga leve e apliques cromados) virão de série desde a versão de entrada.

No flagra, nossa reportagem pôde conferir de perto o que constava dentro do T5: a unidade, provavelmente preparada para o mercado chinês, ostentava bancos de couro com faixas centrais num chamativo tom de caramelo, algo que não será aplicado ao Brasil (ficaremos com a sobriedade o preto e a simplicidade do tecido).

Além disso, a transmissão já era CVT, com direito a simulação de seis marchas e opção de "trocas" na alavanca, por meio de um comando com a letra "S" posicionado na base da manopla. Esta função, sim, estará no veículo que a JAC prepara para o Brasil. 

Flagra do JAC T5 - Leonardo Felix/UOL - Leonardo Felix/UOL
Traseira do T5, com lanternas ovaladas e presença de forte saliência logo abaixo do nicho da placa, lembra bastante o Hyundai ix35; protetor de plástico no para-choque e (mais) apliques em cromo completam visual
Imagem: Leonardo Felix/UOL

Pareamento sem fio

O que mais chamou a atenção, no entanto, foi o sistema multimídia. Semelhante ao do irmão maior T6, que estreou no país a tecnologia de pareamento de celulares. A moda já atingiu modelos como Volkswagen Fox, Hyundai HB20, Honda HR-V, Civic e CR-V, e Citroën C4 Picasso). Isso significa que o dono do T5 também poderá espelhar seu smartphone à tela tátil de 7 polegadas.

Mas não deve parar aí: a JAC quer permitir que o utilitário faça o espelhamento através de conexão Bluetooth, sem precisar de cabo USB ou HDMI. Seria o segundo modelo vendido no Brasil a permitir tal sincronismo sem a necessidade de fio (o primeiro é o Suzuki S-Cross).

UOL Carros apurou que a Foxconn, fornecedora da central, já vem desenvolvendo a tecnologia, mas não está claro ainda se ela ficará pronta para ser aplicada antes do lançamento. A maior dificuldade é prover o serviço sem acabar com a bateria do aparelho móvel em poucos minutos.

Conjunto mecânico

Montado sobre a base do atual J3, o T5 usará o mesmo motor que equipa a família de hatch e sedã que já roda em nossas ruas: é o 1.5 JetFlex -- 4-cilindros com duplo comando variável das 16 válvulas --, de 125/127 cv de potência e 15,5/15,7 kgfm de torque (gasolina/etanol).

A transmissão, conforme já mencionado, será manual de cinco marchas ou CVT. As suspensões usam conjunto MacPherson na dianteira e multibraço na traseira. Freios usarão disco nas quatro rodas, estas sempre de liga leve e com 16 polegadas de diâmetro.