Crianças usam carrinhos elétricos para aprender sobre trânsito; veja
É claro que não dá para colocar uma criança para dirigir em situação real de trânsito, mas a Renault pensou em uma forma de levar lições práticas de educação no trânsito a cerca de 7 mil alunos do ensino fundamental, de 41 escolas públicas de São Bernardo do Campo (SP).
Em parceria com a Ecovias (concessionária privada de rodovias) e a PUC-PR, a fabricante levou à cidade do ABC paulista o programa "O Trânsito e Eu", que já funciona em Pelotas (RS) e na região de Curitiba (PR).
O projeto consiste em criar "minicidades", com ruas e maquetes de papelão que imitam prédios, bancos e até postos de recarga, onde os pequenos simulam situações cotidianas do trânsito. Elas se revezam no papel de pedestres, ciclistas, passageiros e motoristas.
Como é o carrinho
Carrinhos 100% elétricos feitas pela EVKids, de 1,70 m de comprimento e 70 cm de largura (proporção de 1:3), são usadas para condução.
Elas usam adesivos para se transformar em miniaturas de Sandero, Clio e Zoe, e são movidas por uma bateria comum de 12V, a mesma de um carro comum, que geram 100 Watts de potência, o equivalente a cerca de 0,1 cv. A velocidade varia entre 3 e 5 km/h e não há freio. Quando se tira o pé do acelerador, a desaceleração é quase instantânea.
Depois da sessão na minipista, elas ganham uma cartilha com dicas sobre direção segura, e até um bloco de "multas" para aplicar nos parentes e amigos. Infrações leves e médias devem ser pagas em balas; graves, em chicletes; gravíssimas, em chocolates. "A ideia é que elas disseminem o que aprenderam entre os adultos", afirmou Caíque Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault.
Nos próximos meses, o projeto deve ser expandido para Maringá (PR) e Itu (SP). Quer ver as crianças em ação? É só dar o play no vídeo que abre a matéria.
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