Topo

Carros fraudados ficam sem reparo até 2017, diz Volkswagen nos EUA

Michael Horn, presidente da Volkswagen EUA, em lançamento feito em agosto - Darren Ornitz/Reuters
Michael Horn, presidente da Volkswagen EUA, em lançamento feito em agosto Imagem: Darren Ornitz/Reuters

Em Washington (EUA)

09/10/2015 21h31

O presidente do Grupo Volkswagen nos Estados Unidos, Michael Horn, afirmou nesta quinta-feira (9) que a maioria dos veículos fraudados para ocultar emissões de poluentes não serão consertados até 2017.

Em resposta a congressistas da Câmara dos Representantes dos EUA, que perguntaram quando a montadora vai realizar o recall dos quase 500 mil veículos fraudados, Horn disse que, na maioria dos casos, a companhia ainda não sabe quando poderá fazê-lo, mas que prevê que levará "mais de um ano, definitivamente".

 

Horn explicou que três gerações de motores diesel de 2 litros foram manipulados pelo software ilegal da montadora para ocultar suas emissões.

Dessas três gerações, só a terceira, que corresponde aos motores instalados nos modelos de 2015 e 2016, serão reparados de forma simples, modificando o software. Horn afirmou que nos outros dois casos -- que representam a imensa maioria dos 500 mil veículos afetados nos Estados Unidos --, a solução levará mais tempo.

O presidente do grupo Volkswagen nos Estados Unidos disse que o objetivo é achar a solução para os motores da primeira geração, para os quais "não há data" para o reparo.

Horn disse que, em duas semanas, a VW vai tratar com a Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos sobre "os cenários" para o reparo dos motores da primeira geração".