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F-Pace chega em 2016 por R$ 300 mil para dar looping no Macan

Eugênio Augusto Brito

Do UOL, em Frankfurt (Alemanha)

15/09/2015 12h48

A Jaguar não quis ser apenas "mais uma" na hora de lançar o F-Pace, primeiro SUV da história da marca. O modelo, que dá vida ao conceito C-X17 e terá papel preponderante para o crescimento global da fabricante, apareceu publicamente pela primeira vez no Salão de Frankfurt 2015, logo da forma mais radical possível.

Para apresentá-lo aos jornalistas, o grupo fez o utilitário, conduzido pelo piloto-dublê Terry Grant, passar por uma pista com looping de 19,08 metros de altura. Foi difícil acreditar que o F-Pace realmente venceu a força de 6,05 g e passou ileso pelo giro de 360°, numa cena que parecia brincadeira de autorama gigante.

Jaguar F-Pace passa por looping durante apresentação para a imprensa no Salão de Frankfurt 2015 - Ralph Orlowski/Reuters - Ralph Orlowski/Reuters
Parece pista da Hot Wheels, mas não é: looping é de verdade, tem 19,08 metros de altura, e jaguar F-Pace passou por ele sem qualquer colapso
Imagem: Ralph Orlowski/Reuters
O looping, o maior já construído até hoje, rendeu à Jaguar e a Grant um lugar no Guinness Book, o Livro dos Recordes. Assista ao momento em que o veículo contorna o looping no vídeo que abre este texto.

No Brasil para vender bem

Não é à toa que a Jaguar está fazendo tanta propaganda do F-Pace. O projetista da montadora, Julian Thomson, já adiantara a UOL Carros que o SUV foi desenvolvido para se dar bem em três mercados gigantes: Estados Unidos, China e... Brasil.

Para nosso mercado, a primeira parte do plano já está determinada. O modelo chega até julho de 2016, importado, com preço básico na faixa de R$ 300 mil e em três opções de motorização: V6 3.0 a gasolina, de 340 ou 380 cv, e 2.0 turbodiesel, de 180 cv. A transmissão será sempre automática de oito marchas e a tração, integral com distribuição inteligente de torque entre os eixos.

A meta é ambiciosa: junto com o recém-apresentado sedã XE, a Jaguar pretende triplicar suas vendas no país nos próximos dois anos. Só do F-Pace a divisão brasileira espera emplacar 600 unidades/ano, média de 50 ao mês. Para isso, vai investir pesado em estratégias que visam a roubar clientes de BMW X5, Mercedes-Benz ML 350 e, especialmente, Porsche Macan.

Nacionalizado: por que não?

Fontes da Jaguar não confirmam, mas há chances de o F-Pace ser fabricado na vindoura fábrica que o grupo Jaguar Land Rover está erguendo em Itatiaia (RJ). Para lá, já está confirmada a fabricação do Discovery Sport; espera-se, em breve, que se anuncie também a produção local do XE, para a virada de 2016 e 2017.

Como utiliza a mesma plataforma do sedã, construída com 75% de alumínio para reduzir peso e melhorar rigidez, o F-Pace se tornaria uma "mão na roda" para ser construído localmente, ampliando ainda mais sua capacidade de vendas no Brasil. 

Jaguar F-Pace - Boris Roessler/Reuters - Boris Roessler/Reuters
Imagem mais fechada mostra melhor o F-Pace: cara é a mesma de outros modelos da Jaguar (faróis bastante afilados e grade com bordas destacadas das divisórias centrais); SUV também é comprido, oferecendo 6 cm a mais de entre-eixos que rival Macan
Imagem: Boris Roessler/Reuters

O que ele tem

Além da base extremamente moderna e leve, e do conjunto mecânico já conhecido de outros modelos da Jaguar Land Rover, o F-Pace se notabiliza pelo ótimo pacote tecnológico. Segundo a fabricante, o sistema multimídia possui capacidade de processamento duas vezes maior que a de um Boeing 787, para funcionar como um iPad e responder de forma ultra veloz a controles por gestos do motorista.

Já as funções de travamento e destravamento das portas poderá ser feita por um smartband (relógio inteligente) à prova d'água, permitindo que o dono deixe a chave dentro do veículo quando não puder (ou quiser) carregá-la consigo. Ainda de acordo com a marca, o F-Pace será o único modelo do segmento a oferecer rodas aro 22.