Topo

Land Rover deixa reboque invisível para eliminar ponto cego; assista

Do UOL, em São Paulo (SP)

02/09/2015 17h28

A Jaguar Land Rover vem se destacando recentemente pelo esforço em criar sistemas de segurança que minimizam os chamados "pontos cegos" do automóvel. Eles expandem artificialmente o campo de visão do motorista e, consequentemente, aumentam seu domínio em relação ao que acontece no trânsito ao redor.

O mais novo conceito do grupo é o "reboque transparente", voltado a quem usa SUVs da Land Rover para acoplar trailers e baús. Através de um sistema formado por câmeras, dispostas nos retrovisores externos e nas partes traseira e de dentro do reboque, ligadas à central multimídia por conexão sem fio, o veículo projeta no retrovisor, em tempo real, imagens do que está acontecendo atrás do carro, como se o reboque estivesse invisível.

Para vê-lo em ação, basta dar o play e assistir ao vídeo que abre esta matéria.

Com a tecnologia, o dono do utilitário ganha ainda uma câmera de ré, que funciona mesmo com o reboque acoplado, e um aplicativo para monitorar, via painel ou celular, a situação da carga que está no interior do reboque. O sistema alerta até se a temperatura interna está fora do ideal, se a carga apresentou alguma movimentação anormal durante o trajeto, ou se alguém está mexendo no reboque com o veículo parado.

O sistema ainda se encontra em fase conceitual, e funciona de forma semelhante a dois outros mostrados recentemente pela Jaguar Land Rover: o capô transparente e o para-brisa com visão em 360º. Veja ambos em ação na lista de vídeos abaixo. A fabricante não informou quando pretende estrear a novidade em seus modelos de produção.