Volkswagen dá novo fôlego ao up! com motor turbo; veja preços
A Volkswagen revelou na manhã desta sexta-feira (24) os preços da linha 2016 do up!, compacto que agora também equipado com o moderníssimo motor EA 211 de três cilindros com turbo e injeção direta, flex, capaz de gerar 105/101 cv (etanol/gasolina) e 16,8 kgfm de torque (com os dois combustíveis) e ter consumo nota A no programa de etiquetagem do Inmetro, fazendo 13,8 km/l na cidade e 16,3 km/l na estrada (com gasolina no tanque).
Trata-se do modelo com motor "mil" mais potente e econômico à venda atualmente no Brasil. Além disso, é a primeira aplicação comercial turboflex com injeção direta em motor de apenas 1 litro no mundo.
Quer saber como o carro anda? Leia o comparativo de UOL Carros entre o white up! TSI e o Fiat Uno Evolution, que utiliza sistema start-stop para economizar combustível. É possível ainda conferir o desempenho da versão speed up! em vídeo-teste dos parceiros da Fullpower.
A opção de novo propulsor não está disponível apenas para a configuração take up!, de entrada. Todas as outras podem contar com o motor. Detalhe um: todos os carros equipados com a novidade terão a tampa do porta-malas pintada de preto, uma tentativa viável de imitar a tampa de vidro traseira do up! europeu. Detalhe dois: a marca extinguiu as versões black, red e white up! com motor 1.0 MPI aspirado.
Veja os preços da gama 2016 do modelo:
- 1.0 aspirado (MPI)
- take up! 1.0 MPI: R$ 30.660
- move up! 1.0 MPI: R$ 40.390
- cross up! 1.0 MPI: R$ 43.930
- high up! 1.0 MPI: R$ 44.940
- 1.0 Turbo e injeção direta (TSI)
- move up! 1.0 TSI: R$ 43.490
- cross up! 1.0 TSI: R$ 47.030
- high up! 1.0 TSI: R$ 48.040
- red/white/black up! 1.0 TSI: R$ 48.690
- speed up! 1.0 TSI: R$ 49.990
Equipamentos
O move up! passa a agregar equipamentos que antes eram opcionais. Com isso, a Volks justifica o aumento de preço considerável se comparado aos valores do carro no ano passado. Agora ele traz de série ar-condicionado, direção com assistência elétrica, sistema de som com conexão bluetooth e entrada USB, vidros elétricos, travas elétricas, alarme e retrovisores elétricos. Mas ainda existem opcionais, como o GPS (Maps & More), faróis de neblina e rodas maiores, por exemplo.
O cross up! tem todos os itens mencionados acima, junto da roupagem aventureira. Já a linha "colorida" (b/r/w), além da versão high, que até então formavam o topo da gama, recebem itens como rodas de alumínio de 15 polegadas, bancos de couro, sensor de estacionamento traseiro e faróis e lanterna de neblina.
O speed up! fica acima dos demais e traz todos os itens do high up! e acrescenta os detalhes externos com alusão à esportividade (teto em preto, grade dianteira em preto brilhante, rodas com design exclusivo, faixas laterais com o emblema Speed e retrovisores na cor azul) e interior com acabamento todo em preto.
Motor mais moderno fabricado no país
O motor 1.0 TSI é montado sobre a base do EA211 1.0 aspirado, mas é bem diferente. Além do turbocompressor, ele ganhou injeção direta, duplo comando de válvulas variável (na admissão e no escape) e ajustes específicos para suportar a pressão maior, como bielas redimensionadas e virabrequim forjado. Além disso, há um novo radiador responsável pelo resfriamento da turbina e coxins hidráulicos para reduzirem as vibrações do propulsor, entre outros detalhes.
Na prática, o up! TSI é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e atingir 184 km/h de máxima. O câmbio é o mesmo MQ200 de cinco marchas utilizado pelo up! aspirado, mas a relação de marchas foi alongada em 26% para maior economia de combustível.
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