Topo

Carro autônomo sofre 1º acidente com feridos nos EUA; assista

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/07/2015 19h56

Um vídeo divulgado pelo Google reproduz o instante do acidente sofrido por um dos 23 SUVs que compõem a frota de veículos autônomos de teste da empresa, nos Estados Unidos. As imagens são, na verdade, gráficos gerados pelos computadores do sistema autônomo instalado no Lexus RX-450h, modelo híbrido usado pela gigante tecnológica, mas mostram o momento em que o SUV é atingido na traseira por outro veículo -- este conduzido por um motorista comum.

Três técnicos que ocupavam o modelo autônomo tiveram lesões leves no pescoço -- típicas de colisões traseiras -- informou a "agência EFE". O motorista que causou o acidente também se feriu. Segundo o Google, o SUV conduzido sem interferência do motorista estava a 27 km/h no momento do impacto (o limite da via era de 56 km/h ou 35 mph) e teve o para-choque traseiro arranhado; já o carro que causou a colisão ficou sem o para-choque dianteiro.

Chris Urmson, diretor responsável do programa de carros autônomos da companhia, afirmou ao "Business Insider" que o acidente ocorreu em 1º de julho, em um cruzamento na cidade de Mountain View (Califórnia), sede da companhia. O funcionário também apontou que acidentes com autônomos têm sido corriqueiros -- foram 14 desde o começo dos testes --, mas sempre por culpa de outros motoristas, nunca por falha dos carros sem condutor. Este, porém, foi o primeiro com feridos.

"Nossos carros autônomos podem prestar atenção em centenas de objetos ao mesmo tempo, enxergam 360 graus e nunca ficam irritados, cansados ou distraídos", afirmou Urmson.

Lexus RX450h autônomo do Google - Eric Risberg/AP - Eric Risberg/AP
Este é um dos 23 Lexus 450h, SUV adaptado para o teste de carros autônomos
Imagem: Eric Risberg/AP

Distração

Urmson relatou que, embora o sinal da via estivesse verde, o SUV autônomo parou automaticamente, mas de forma gradual, ao perceber que dois carros que seguiam à frente também pararam. Os motoristas dos primeiros veículos aguardavam que o tráfego fluísse após o cruzamento. Um quarto veículo acabou não parando e atingiu a traseira do carro do Google. O motorista estaria distraído.