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Jeep Renegade gabarita teste e é o carro mais seguro feito no Brasil

Leonardo Felix

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

15/07/2015 11h53Atualizada em 15/07/2015 18h25

O Latin NCAP (instituto que avalia a segurança dos veículos vendidos na América Latina), divulgou nesta quarta-feira (15) os resultados de mais uma bateria de testes da fase 6 do programa. A grande "estrela" da apresentação foi o Jeep Renegade, SUV compacto recém-lançado no Brasil e que é produzido pela Fiat-Chrysler na fábrica de Goiana (PE).

Mesmo sendo avaliado na versão de entrada, a Sport 1.8 (R$ 69.900 com câmbio manual, ou R$ 75.900 com transmissão automática), que conta apenas com os obrigatórios airbags frontais, o modelo correspondeu às expectativas: obteve a nota máxima (cinco estrelas) tanto em proteção para adultos quanto para crianças.

Tornou-se, assim, o automóvel mais seguro entre todos os que são produzidos no Brasil e já passaram pela avaliação da entidade. Também se juntou ao Volkswagen Golf, feito no México, como o segundo modelo vendido por aqui a receber número máximo de estrelas nos dois quesitos. 

O subcompacto up!, também da Volks e fabricado no Brasil, havia recebido cinco estrelas em proteção para adultos em janeiro de 2014; mas recebeu quatro estrelas em proteção infantil. 

Jeep Renegade no Latin NCAP - Divulgação - Divulgação
Versão testada foi a Sport 1.8, a mais básica da gama, munida apenas de airbags frontais
Imagem: Divulgação
No teste de colisão frontal a 64 km/h, a estrutura habitáculo se manteve praticamente intacta, com nível aceitável de deformação do painel. O órgão considerou ainda que cintos de segurança (com pré-tensionadores) e airbags funcionaram bem de forma conjunta, proporcionando segurança boa ou adequada para cabeça, tronco e pernas de motorista e passageiro adultos.

A proteção para as duas crianças de 1,5 e três anos também agradou: seguindo a nova regulamentação para prender as cadeirinhas, e munido de ganchos Isofix e cintos eficientes, o Renegade conseguiu evitar movimentação excessiva dos bonecos.

Já no teste de colisão lateral a 50 km/h, o chassi seguiu os padrões recomendados: apresentou deformação maior na parte de baixo, protegendo a parte superior das colunas e, consequentemente, a cabeça dos passageiros.

Por fim, o veículo ganhou pontos por acrescentar um guia claro de instalação das cadeirinhas no manual, além de etiquetas explicando quais são os posicionamentos mais indicados.

QQ sem airbags é nota zero

Se o Jeep Renegade quase alcançou o céu, o Chery QQ reestilizado (que já é vendido no Brasil, importado da China, e será fabricado aqui a partir de setembro), foi ao inferno no Latin NCAP. Tudo bem que a configuração avaliada não é a que se vende por aqui, já que não conta com airbags nem ABS, mas o subcompacto simplesmente "zerou" a avaliação, obtendo nenhuma estrela.

De acordo com o instituto, além da ausência das bolsas e dos freios antitravamento (é assim que o modelo, conhecido como iQ em outros mercados, é comercializado em outros países do continente), o cinto do motorista, desprovido de pré-tensionadores, apresentou desempenho "dramático" para conter o movimeno do boneco durante o choque frontal, não evitando que ele batesse a cabeça contra o volante.

Apesar da presença dos ganchos Isofix, as cadeirinhas infantis se deslocaram muio além da margem de segurança recomendada, fazendo com que as crianças apresentassem movimento brusco de cabeça. Ainda, a fabricante não indicou nenhuma marca de cadeirinha adequada ao automóvel, e perdeu mais pontos por isso.

Palio ganha estrela por alertar sobre uso do cinto

Após acrescentar o aviso sonoro de que o cinto do motorista não está atado quando os ocupantes adentram o veículo, a Fiat conseguiu melhorar sua avaliação para o Novo Palio: são quatro estrelas (adultos) e três estrelas (proteção infantil) nas unidades feitas a partir de julho.

Confira abaixo as avaliações das cinco fases anteriores do programa Latin NCAP: