Topo

VW Jetta nacional chega às lojas na versão intermediária, de R$ 74.730

Fábrica do ABC Paulista entrega apenas o Jetta Comfortline 2.0 flex, de 120 cavalos - Pedro Danthas/Divulgação
Fábrica do ABC Paulista entrega apenas o Jetta Comfortline 2.0 flex, de 120 cavalos Imagem: Pedro Danthas/Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

06/07/2015 13h37

A Volkswagen do Brasil anunciou nesta segunda-feira (6) a chegada às lojas do sedã médio Jetta fabricado em São Bernardo do Campo (SP). O modelo nacionalizado será entregue apenas na versão intermediária, chamada Comfortline, ao preço inicial de R$ 74.730, equipada com o motor flex de 2 litros MPI de 116/120 cavalos e 17,7/18,4 kgfm (gasolina/etanol), além do câmbio automático Tiptronic (AQ250) de seis marchas.

Esta configuração já estava sendo fabricada no ABC Paulista desde o começo do ano, mas só agora começa a ser entregue às lojas em volume para complementar a oferta das versões importadas do México: Trendline (básica) de R$ 70.690;  e Highline (topo de gama), a R$ 94.930, com motor 2.0 turbo TSI, injeção direta de gasolina, 211 cv e 28,6 kgfm, além do câmbio DSG de dupla embreagem e seis marchas.

Em vendas, o modelo é apenas quinto colocado, segundo a Fenabrave, com 4.498 emplacamentos no primeiro semestre. O líder Corolla entregou quase 32 mil.

No pacote

Apresentado em fevereiro, o novo Jetta trouxe reestilização visual leve, tanto dianteira, quanto traseira, e reorganização dos equipamentos. Esperava-se que o lançamento do modelo fabricado no Brasil viesse junto com a apresentação de uma nova motorização -- o tão falado motor 1.4 turbo recalibrado para aceitar tanto gasolina quanto etanol --, mas isso não ocorreu (o jeito é aguardar pelo Golf nacional). 

De toda forma, o sedã nacionalizado mantém as especificações do carro feito no México. Todas as versões usam o sistema de suspensão traseira Multilink, freios com ABS (antitravamento) com EBD (distribuição de força de frenagem), controle de tração (ASR), quatro airbags (seis na versão Highline) e sistema Isofix de fixação de cadeirinhas. Há ainda oferta de rodas de liga leve, volante com ajustes de altura e distância e porta-luvas refrigerado.

Nada muda nas dimensões, em relação ao carro importado: são 4,65 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,47 m de altura e 2,65 m de espaço entre-eixos, com porta-mala de 510 litros.

- Trendline: R$ 70.690 (fabricado no México)

Direção hidráulica; ar-condicionado analógico; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; rodas de liga leve aro 16 com pneus 205/55 R16; computador de bordo; sistema de som com rádio, CD Player, entrada USB e auxiliar, além da conexão Bluetooth; quatro airbags (dianteiros obrigatórios e laterais dianteiros) e freios com sistema ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica de força de frenagem).

- Comfortline: R$ 74.730 (fabricado no Brasil)

Controlador de velocidade (piloto automático); volante multifuncional com borboletas para trocas manuais sequenciais de marchas; revestimento de couro sintético para volante e bancos; apoio lombar no banco do motorista; roda de 16 polegadas com desenho diferenciado; sistema de entretenimento com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas e seis alto-falantes.

São opcionais: teto solar, sistema de entretenimento com navegação integrada, sistema Coming & Leaving Home (iluminação automática dos faróis por tempo determinado); sensor de chuva, rodas de 17 polegadas e pneus 225/45, abertura de portas sem uso da chave e partida do motor por botão; ar-condicionado digital com duas zonas de climatização.

Highline:  R$ 94.930 (fabricado no México)

Seis airbags (acrescenta bolsas do tipo cortina); freios com ABS, EBD, BAS (assistência para frenagem emergencial) e controle de estabilidade (ESC), Hill Hold Control (assistência de partida em rampa) complementando o controle de tração (ASR), além de EDS (bloqueio eletrônico de diferencial); direção com assistência elétrica; ar-condicionado de duas zonas; bancos e painéis com revestimento em couro sintético; display colorido para o computador de bordo; sistema de entretenimento com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas e oito alto-falantes; retrovisores externos elétricos com aquecimento; retrovisor interno eletrocrômico; rodas aro 17 com pneus 225/45.

São opcionais: teto solar; pacote com bancos de couro com aquecimento para os dianteiros, sensores de chuva e de luminosidade; pacote com sistema de entretenimento com navegação integrada, abertura de portas sem uso da chave e partida do motor por botão, faróis bixenônio com LED, lanternas com LED e ajuste elétrico do assento do motorista.