Topo

Robô mata trabalhador em fábrica de carros elétricos da Volkswagen

Operário testa e-Golf em fábrica de Wolfsburg, outra unidade da Volks na Alemanha - Nigel Treblin/EFE
Operário testa e-Golf em fábrica de Wolfsburg, outra unidade da Volks na Alemanha Imagem: Nigel Treblin/EFE

Do UOL, com agências internacionais

01/07/2015 18h59

Um operário da Volkswagen morreu na última segunda-feira (29) após ser atingido por um robô, na fábrica de Baunatal, em Kassel, Alemanha. A informação, porém, só foi divulgada à imprensa europeia nesta quarta-feira (1º). De acordo com o jornal "Financial Times", o trabalhador fazia a manutenção do equipamento quando foi atingido no peito e, em seguida, prensado contra uma placa metálica.

Segundo a agência "AP", o operário fazia parte de uma equipe de manutenção e por isso estava dentro da grade que separa a linha de montagem da área de circulação de outros trabalhadores. De acordo com informações passadas à agência por Heiko Hillwig, porta-voz da Volkswagen, nenhum outro trabalhador da fábrica, que fica 100 quilômetros ao norte de Frankfurt, ficou ferido no acidente.

O trabalhador atingido pelo robô, que não teve o nome divulgado e cuja a idade é incerta (diferentes fontes apontam 21 ou 22 anos), chegou a ser levado com vida para um hospital na região da fábrica, mas não resistiu. Ele era terceirizado, sem vínculo direto com a VW.

Fábrica da Volkswagen no México - Erik Schelzig/AP - Erik Schelzig/AP
No detalhe, robôs de soldagem trabalham na carroceria de um modelo da Volkswagen
Imagem: Erik Schelzig/AP

Promotoria investiga

Investigações preliminares da fabricante indicam que o acidente foi provocado por falha humana, não por defeito no robô, que faz parte da linha de produção de motores elétricos da Volkswagen. De toda forma, a promotoria local também investigará o caso para verificar se houve negligência por alguma das partes. 

Além de motores elétricos e baterias das linhas e-up! e e-Golf!, são fabricados em Baunatal câmbios DSG (dupla embreagem). O local tem 15.500 empregados.