Topo

Ford segura Focus a R$ 69.900; dono do atual tem desconto na troca por novo

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/06/2015 11h54Atualizada em 22/06/2015 15h55

A Ford do Brasil anunciou, nesta segunda-feira (22), os preços da linha 2016 do hatch médio Focus. Conforme UOL Carros havia antecipado, o modelo chega às lojas em agosto, com frente reestilizada, pacote de equipamentos mais completo e... mesmo valor.

Mesmo com o Focus sendo líder de seu segmento, com 6.162 unidades emplacadas nos primeiros cinco meses de 2015, a marca decidiu manter a etiqueta em R$ 69.900 na versão SE 1.6, de entrada, assim como para a de topo, Titanium Plus 2.0 AT (R$ 95.900). Isso acontece porque, em meio à brusca queda nas vendas em 2015, o setor de carros médios é um dos mais afetados, perdendo substancial terreno para o de SUVs compactos.

Novo Ford Focus que será vendido no Brasil - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Sistema multimídia Sync de terceira geração, com tela de 8 polegadas, navegação GPS, comandos de voz para áudio, telefone, navegador e ar-condicionado, câmera de ré e sistema de som com nove alto-falantes, é item exclusivo das versões Titanium
Imagem: Murilo Góes/UOL
Se os preços não mudaram, os nomes das versões e as opções oferecidas por elas foram reformulados: a básica, que antes se chamava "S", passa a ser conhecida como "SE"; a transmissão automatizada de dupla embreagem PowerShift não trabalhará mais com o motor Sigma de 1,6 litro; já as versões 2.0 limaram o "PowerShift" do nome e passaram a ser chamadas de "AT".

Além disso, a montadora anunciou que, pelos próximos três meses, oferecerá descontos de 15% em sistema de pré-venda (em um cálculo simples de R$ 69.900 menos 15%, o valor inicial nesta promoção cairia para menos de R$ 60 mil) para proprietários do Focus ano-modelo 2014/2015.

Confira a lista completa de versões, com respectivos preços e equipamentos do novo Focus (lembrando que todos os preços se referem à configuração hatch. Ainda não há confirmações em relação ao sedã):

  • SE 1.6 (R$ 69.900): direção elétrica; vidros e travas elétricos; ar-condicionado; rodas de liga leve aro 17; chave canivete com abertura automática das portas; controles de estabilidade e tração; freios a disco nas quatro rodas; sistema de conectividade Sync com tela colorida de 4,2 polegadas, conexão Bluetooth, duas entradas USB, conexão com aplicativos via sistema AppLink e Assistência de Emergência (com acionamento do SAMU em caso de acidente); faróis de neblina; sensores de chuva e iluminação, com acionamento automático de faróis e limpadores de para-brisa; e retrovisor interno antiofuscante.
  • SE Plus 1.6 (R$ 71.900): rodas de 17 polegadas com desenho exclusivo; airbags laterais; bancos revestidos em couro; sensor de estacionamento traseiro; controle de cruzeiro com limitador de velocidade; e ar-condicionado automático digital de duas zonas.
  • SE Plus 2.0 (R$ 78.900): mesmo pacote da versão SE Plus 1.6, só que com motor 2.0 Direct Flex e transmissão automatizada de dupla embreagem e seis velocidades.
  • Titanium 2.0 AT (R$ 86.900): decoração externa, acabamento interior e desenho de rodas exclusivos; airbags de cortina; chave com sensor de presença que dispensa ação do motorista para abrir as portas; sistema de conectividade Sync de terceira geração, com tela de 8 polegadas, navegação GPS, comandos de voz para áudio, telefone, navegador e ar-condicionado, câmera de ré e sistema de som Sony Premium Sound com nove alto-falantes; e quadro de instrumentos com tela multifuncional de 4,2 polegadas.
  • Titanium Plus 2.0 AT (R$ 95.900): assistente de frenagem autônomo; faróis bi-xenônio adaptativos; assistente de estacionamento para vagas paralelas e perpendiculares; retrovisores externos com rebatimento elétrico; banco do motorista com ajuste elétrico; e teto solar. 
    Novo Ford Focus que será vendido no Brasil - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
    Traseira do Focus 2016 praticamente não mudou: Ford aplicou retoques sutis no para-choque, silhueta da tampa do porta-malas, refletores e interior das lanternas
    Imagem: Murilo Góes/UOL

O que mudou

Em relação ao recheio, as principais novidades do novo Focus são os itens de conectividade e segurança. Assistentes de estacionamento e frenagem  -- este último, segundo a fabricante, evita colisões a 20 km/h, e reduz "de forma significativa" o impacto a até 50 km/h --, alerta de emergência para o Samu e o uso da terceira geração da central Sync são elementos inéditos no médio.

Outro ponto de destaque é a remodelação do desenho dianteiro, que alinha o Focus sul-americano (ele é produzido na Argentina) àquele vendido na Europa e aplica nova identidade visual da Ford: grade hexagonal em forma de boca e faróis afilados, soluções já presentes em modelos como Ka, Fiesta e Fusion. Já o desenho da traseira permanece praticamente inalterado, exceto por retoques sutis no para-choque, silhueta da tampa do porta-malas, refletores e interior das lanternas.

Motorização

Não há mudanças de trem-de-força no novo Focus: os motores continuam a ser os bicombustíveis Sigma 1.6, de 131/135 cv, e Direct 2.0, de 175/178 cv (sempre na ordem gasolina/etanol). A diferença é que, na linha 2016, as versões com motorização de 1,6 litro não contarão mais com a transmissão a PowerShift de seis marchas.

Segundo a marca, há outros pequenos detalhes na lista de reformulações: o coeficiente aerodinâmico foi aprimorado; o isolamento acústico, melhorado; e o sistema de monitoramento de bateria, recalibrado para gastar menos energia. 

E o sedã?

Assim como já vinha fazendo em relação a outros modelos, a Ford também irá "picar" o lançamento do Focus para apresentações separadas. Sendo assim, ainda não há informações acerca da configuração Sedan, que deve chegar às lojas um pouco depois da hatch (provavelmente em setembro).

Por enquanto, a linha 2015 só é oferecida com motor 2.0 e transmissão automatizada. A tendência é que a montadora siga a mesma estratégia usada com o hatch e, para essas versões, mantenha os preços sem alterações, entre R$ 77.900 e R$ 98.900.

No Salão de Buenos Aires 2015, a unidade de três volumes exposta usava câmbio manual. Há chances de que o Focus 2016 vendido por aqui passe a usar esse tipo de transmissão na versão de entrada, ou mesmo ter versões com motor 1.6.

Obs: no texto original, foi informado erroneamente que o desconto de 15% seria para a linha 2015 do Focus. Na verdade, ela servirá para proprietários do Focus 2015 que queiram comprar a linha 2016. A informação já está corrigida.