Topo

Hyundai-Caoa estreia loja sem carros para retomar vendas

Do UOL, em São Paulo (SP)

27/05/2015 16h42Atualizada em 27/05/2015 19h55

Com problemas de pós-venda após anos positivos no Brasil, o foco do Grupo Hyundai-Caoa (responsável pela venda de Tucson, ix35, i30 e demais modelos importados) passa a ser fidelizar os clientes já existentes e conquistar novos compradores com um serviço de pós-venda de alta qualidade.

A empresa inaugura nesta quinta-feira (28) o Caoa Hyundai Premium Services, a primeira concessionária da Hyundai feita exclusivamente para atendimento de pós-venda -- foram R$ 25 milhões de investimento.

"Cerca de 70% do nosso orçamento agora pertence à valorização do pós-venda. Antes, a preocupação era maior na venda do automóvel em si e com as propagandas", revela Anselmo Borghetti, diretor de marketing do grupo Caoa. "Com a forte concorrência do mercado, esse investimento se fez necessário. Não dava mais para perder clientes por conta de falta de peças, por exemplo", sinaliza.

Como retomar vendas

Em 2011, no auge das vendas e campanhas publicitárias, o grupo Hyundai-Caoa registrou vendas de 144.861 unidades, número que caiu para 86.298 no ano seguinte. Em 2014, segundo dados consolidados da Fenabrave, foram emplacados 57.621 veículos.

De acordo com a marca, o agendamento para serviços rápidos e revisões pode ser feito em até dois dias (antes, demoravam até quatro) e os operadores são capazes até de informar em quanto tempo o veículo do cliente ficará pronto. 

A loja foi pensada e dividida para atender os modelos importados e nacionais da Hyundai Caoa de um lado e clientes de HB20 de outro. O cliente que quiser acompanhar o serviço do próprio carro pode fazê-lo no local, por meio de câmeras espalhadas pela oficina.

Cliente valorizado

Ao ser questionado por UOL Carros sobre uma possível expansão da rede de lojas, Borghetti confirmou que o grupo Caoa pensa nisso em um próximo momento.

"Apesar da retração do mercado, aumentamos nosso número de colaboradores. Mais para a frente, nossa ideia é entrar em outras áreas do Brasil utilizando o mesmo conceito em regiões importantes como o Centro-Oeste, Sul e Nordeste". 

"O objetivo é reforçar para nossos clientes que estamos preocupados com eles mesmo após a venda, algo extremamente importante hoje em dia, com um mercado em retração", finaliza.

Hyundai Premium Services, loja exclusiva de pós-venda da Caoa - Divulgação - Divulgação
Loja é dividida em duas partes: uma para produtos Hyundai-Caoa; outra para linha HB20
Imagem: Divulgação

Melhor do mundo

Para Rogério Gonzaga, diretor de pós-venda da Caoa, o Caoa Hyundai Premium Services é um dos lugares de atendimento de pós-venda mais avançados do mundo, se não o primeiro. "A estrutura é de primeiro mundo, são mais de 14 elevadores eletro-hidráulicos, bancada para reparo de motores mais de três mesas tridimensionais para alinhamento e balanceamento. Podemos atender até três mil veículos por mês (100 carros/dia)", revela.

Curiosamente, o local, que fica no bairro de Moema, em São Paulo, é uma das primeiras autorizadas de carro do mundo a não praticar a venda de automóveis (é possível registrar o pedido de um carro zero, que será encaminhado a uma revenda).

Além de oficina completa (com serviços de manutenção, funilaria e limpeza), a loja também funciona como local de entretenimento para a família, dependendo do tempo de serviço do automóvel. Palestras de mecânica, espaço para crianças, lanchonete, revistaria, televisão, videogame e lounge com rede wifi disponível são alguns dos atrativos.

Hyundai Premium Services, loja exclusiva de pós-venda da Caoa - Divulgação - Divulgação
Hyundai quer fazer do local um espaço para entretenimento de toda a família
Imagem: Divulgação