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Audi TT 2015, R$ 209.990, chega com visual de mini-R8 e 230 cv

Só o TT Coupé chega às lojas agora; variantes Roadster e TTS só vêm no 2º semestre - Divulgação
Só o TT Coupé chega às lojas agora; variantes Roadster e TTS só vêm no 2º semestre Imagem: Divulgação

André Deliberato

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

15/05/2015 13h47

A Audi apresentou na manhã desta sexta-feira (15), no Rio de Janeiro (RJ), a nova geração do esportivo compacto TT, que agora é construído sobre a plataforma MQB (modular de motor transversal) do Grupo Volkswagen, a mesma utilizada pelo Volkswagen Golf 7 e pelos Audi A3 e Q3, entre outros modelos.

O carro chega às lojas nas próximas semanas custando o mesmo que a geração atual: são duas versões de acabamento, Attraction, a partir de R$ 209.990; e Ambition, com adição de sistema multimídia mais completo (com GPS), rodas de 19 polegadas, para-choques e saias laterais mais musculosos e faróis full-LED, por iniciais R$ 229.990.

"O novo TT será mais um sucesso da Audi, que vem crescendo no Brasil na contramão do mercado desde o ano passado. Ele terá uma campanha de marketing muito agressiva. É bullying com a concorrência", afirma Herlander Zola, ex-Volkswagen e atual Diretor de Marketing da Audi. 

O catálogo com a diferenciação das duas configurações será disponibilizado no site da empresa nos próximos dias, mas para desestabilizar os rivais a Audi aposta em mais força e tecnologia de ponta. Se o primeiro "item" é fundamental em modelos do segmento, o segundo pode ser um fator decisivo para compra em um mundo com pessoas cada vez mais conectadas.

Audi TT traseira - Divulgação - Divulgação
Forma continua semelhante à do velho TT, mas visual sofreu mudanças mais radicais, ganhando traços de R8 e também do R18, protótipo da Audi para as 24 Horas de Le Mans
Imagem: Divulgação
Entre as novidades tecnológicas externas estão os faróis e lanternas inteiramente de LED. Por dentro, reformulação total do painel e dos bancos (formato e revestimento), com destaque para o quadro de instrumentos totalmente digital e personalizável: o motorista escolhe quais funções e imagens quer exibir. 

O motor utilizado segue sendo o 2.0 TFSI, com turbo, injeção direta de gasolina e comando de válvulas variável. A diferença é que há novo ajuste para entrega de 230 cavalos máximos (eram 211 cv até então). Quem o comanda tudo é a excelente transmissão S-Tronic, automatizada de dupla embreagem e seis marchas.

20 anos depois

Audi R8 V10 Plus - Laurent Cipriani/AP Photo - Laurent Cipriani/AP Photo
O novo R8, com estilo mais retilíneo que passa a ser a cara da Audi
Imagem: Laurent Cipriani/AP Photo
Se o TT original foi criado com perfil "redondinho" e invocado, em 1995, por Peter Schreyer -- um dos papas do design automotivo global e atual presidente-executivo do grupo coreano Hyundai-Kia --, o modelo 2015 ganha desenho mais retilíneo e inspirado pelos novos R8 (superesportivo de quase R$ 1 milhão) e R18 (carro híbrido de competição), que só de longe lembra o original.

Trata-se da nova cara para os modelos da marca premium do grupo Volks. No Brasil, o TT será o primeiro modelo a rodar com esta nova identidade. As variantes Roadster (conversível) e TTS (linha mais esportiva) chegam ao país no segundo semestre.

UOL Carros participa de test-drive com o modelo nesta sexta e publica suas impressões oportunamente.

Audi TT interior - Divulgação - Divulgação
Versão Ambition tem catálogo um pouco mais completo, com itens como navegador GPS
Imagem: Divulgação