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Citroën C3 do Brasil tem segurança "aceitável"; Latin NCAP sugere reforço

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/04/2015 11h40Atualizada em 16/04/2015 23h09

O Latin NCAP, Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe, divulgou nesta quarta-feira (15) o resultado dos crash-tests de mais três carros que participaram da fase 6. Entre eles estava o Citroën C3, fabricado no Brasil, que obteve apertadamente a classificação quatro estrelas para adultos e duas estrelas para crianças (banco de trás).

Segundo o órgão, a estrutura do veículo foi considerada "instável", mas os airbags frontais proporcionaram um nível adequado de proteção. O rendimento foi considerado "aceitável". O programa afirma que para resultados melhores, o carro deveria ser equipado com airbags laterais, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis e interruptor para desativar o airbag do acompanhante, itens que não estão disponíveis na versão do carro para América Latina.

O C3 vendeu 4.531 unidades no Brasil em 2015, considerando dados de janeiro a março, e 28.740 em 2014, segundo a Fenabrave, associação dos revendedores. Vale lembrar que o hatch utiliza a mesma base de construção de outros modelos da PSA, como os Citroën C3 Picasso e Aircross e os Peugeot 208 e 2008.

Citroën C3 brasileiro em teste de impacto frontal do Latin NCAP - Divulgação - Divulgação
Citroën C3 foi bem na segurança para adultos, mas mal na de crianças (bancos de trás)
Imagem: Divulgação
Além do C3, outros dois veículos fabricados no México -- Seat Leon ST (perua que utiliza a mesma base do Volkswagen Golf Variant) e Nissan Tiida -- foram testados. O Leon ST se tornou o segundo modelo a obter cinco estrelas nos dois quesitos (adultos e crianças). Só o Volkswagen Golf 7 hatch havia obtido essa classificação.

Já o Nissan Tiida Sedan (que não é mais vendido no Brasil, mas ainda é oferecido ao mercado mexicano) não conta, atualmente, com airbags e por isso obteve zero estrela para adulto (duas estrelas para crianças). Em consequência do teste, a Nissan se comprometeu a parar de comercializar a versão sem airbags. O Latin NCAP se diz otimista com a decisão da Nissan, já que o carro é um dos dez carros mais vendidos no México. O Tiida hatch com dois airbags, em 2011, atingiu três e quatro estrelas. Isso demonstra como o airbag é importante.

O programa também anunciou que apresentará mais resultados em julho, setembro, novembro e dezembro deste ano.