Topo

Kia estreia motor 1.0 três-cilindros com turbo e injeção direta

Kia Cee"d GT Line será o primeiro modelo a receber o novo motor - Divulgação
Kia Cee'd GT Line será o primeiro modelo a receber o novo motor Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

20/02/2015 17h05

A coreana Kia se prepara para apresentar no Salão de Genebra, em março, um motor 1.0 de três cilindros totalmente novo, com turbo e injeção direta de gasolina. Com tecnologia totalmente inédita para a marca, o novo motor, que também pertence à família "Kappa", estreia no hatch esportivo Cee'd GT Line.

Motor Kappa 1.0 T-GDi, da Kia - Divulgação - Divulgação
Motor Kappa 1.0 T-GDi, da Kia
Imagem: Divulgação

O Grupo Hyundai-Kia já havia sido pioneiro por ter sido um dos primeiros a lançar um motor de 1 litro e três cilindros -- que estreou no Brasil no Picanto, que era importado, sendo posteriormente nacionalizado e adaptado para ser bicombustível e receber etanol no HB20.

Com 120 cavalos e 17,5 kgfm de torque (entre 1.500 e 4.100 rpm) a gasolina, a fabricante afirma que o novo motor deverá ser um dos que menos consomem combustível e emitem poluentes em todo o mundo. Sua construção e seus dados de desempenho são muito próximos aos do Ford 1.0 Ecoboost (que será utilizado por Focus, Mondeo e EcoSport na Europa) que pode render 125 cv e 17 kgfm (entre 1.400 e 4.500 giros).

O novo motor Kappa da Kia chega às ruas oficialmente no final deste ano, por meio do Cee'd GT (no Velho Continente), e deve se espalhar para diversos outros modelos do grupo sulcoreano a partir de 2016.