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Ghosn, da Nissan, cita "crença no Brasil" e anuncia motor 3-cilindros

Nissan New Versa no Salão de São Paulo: carro de entrada terá motor tricilíndrico - Murilo Góes/UOL
Nissan New Versa no Salão de São Paulo: carro de entrada terá motor tricilíndrico Imagem: Murilo Góes/UOL

André Deliberato

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

06/01/2015 16h16Atualizada em 06/01/2015 18h13

Exatamente um ano após anunciar a fabricação nacional de motores na fábrica de Resende (RJ), a Nissan divulgou nesta terça-feira (6), no Rio de Janeiro (RJ), que produzirá a partir deste mês um motor 1.0 flex de três cilindros, que estreia com o lançamento do New Versa nacional, programado para as primeiras semanas após o Carnaval.

"Ainda aguardamos o posicionamento do novo governo sobre taxações e regulamentações automotivas, mas acreditamos no potencial do Brasil. Não vamos retirar nada do que investimos, pois cremos que 2016 será um ano muito bom para a Nissan, mesmo que 2015 seja igual a 2014 [o mercado fechou com queda de 6,9%]. Esperamos que o governo tome as decisões corretas", disse Carlos Ghosn, chefão mundial da aliança Renault-Nissan, após o anúncio da produção do motor, que ficou por conta de José Luis Valls, presidente da Nissan América Latina.

O sedã Versa, de 4,45 metros de comprimento (apenas 7 cm menor que um Honda Civic, considerado médio), será o maior carro tricilíndrico vendido no Brasil. Até agora, apenas compactos como Hyundai HB20 (o nacional pioneiro), Volkswagen up! e Ford Ka usavam motores do tipo. O Versa -- em média 120 kg mais pesado que os modelos citados -- adotará o motor menor apenas na versão de entrada; as mais completas manterão o 1,6 litro.

Segundo Ghosn, a Nissan não recebeu qualquer incentivo  para produzir este motor mais eficiente -- talvez uma referência do executivo ao empréstimo concedido pelo BNDES à Fiat, noticiado nesta segunda (5) por UOL Carros.

Valls, Ghosn e Dossa -- cúpula da Nissan - André Deliberato/UOL - André Deliberato/UOL
José Luis Valls (Nissan Latam), Carlos Ghosn e François Dossa (presidente da Nissan Brasil) junto ao motor tricilíndrico que estreia este ano: sem incentivo do governo
Imagem: André Deliberato/UOL
PERFORMANCE
O novo motor, chamado de HR10 (baseado no HR12, tricilíndrico de 1,2 litro de origem indiana), possui bloco e cabeçote em alumínio e quatro válvulas por cilindro, gerando 77 cavalos de potência e 10 kgfm de torque com etanol ou gasolina no tanque.

A Nissan não revela números, mas diz que ele é "um dos propulsores com melhor eficiência energética [baixo consumo] da categoria", algo primordial para que a empresa atinja os números cobrados pelo Inovar-Auto até 2017.

O propulsor, que -- segundo UOL Carros apurou -- deve ser incluído na gama March após o lançamento do Versa (substituindo gradualmente o 4-cilindros 1.0 emprestado pela Renault) e que dividirá plataforma com o 4-cilindros 1.6 também feito em Resende, exigiu R$ 100 milhões de investimento do valor de R$ 2,6 bilhões destinados à obra principal da nova sede da empresa no Brasil -- que, desde abril de 2014, fabrica o New March. 

A Nissan afirma que 25 funcionários foram contratados e integrados à equipe de produção na unidade de motores, que atualmente possui cerca de 200 pessoas.

Viagem a convite da Nissan