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Jaguar transforma carros e pedestres em "fantasmas" para guiar motorista

"Carro fantasma" serve de navegador GPS no novo para-brisa da Jaguar Land Rover  - Divulgação - Divulgação
"Carro fantasma" da Jaguar Land Rover serve de "Waze" (navegador GPS que indica as rotas mais rápidas em meio ao trânsito pesado) e ainda mostra estacionamentos e postos de combustível que aparecem pelo caminho
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/12/2014 13h57

A Jaguar Land Rover apresentou nesta semana uma nova tecnologia que promete acabar com os chamados "pontos cegos" dos carros, e também facilitar ainda mais a navegação com uso de GPS. Para vê-la em ação, basta dar o play no vídeo acima.

Batizada de "para-brisa virtual urbano 360", a solução consiste na instalação de telas projetoras (os populares head-up displays, inspirados nos aviões de caça e já presentes em veículos como Chevrolet Camaro e Mini Cooper) na parte interna de todo o vidro dianteiro, e também nas colunas A, B e C do automóvel.

Os projetores emulam, em tempo real, imagens externas que estão escondidas atrás dos pilares do automóvel, permitindo que o motorista veja veículos, motociclistas, ciclistas e pedestres que, originalmente, não conseguiria enxergar. Para chamar ainda mais a atenção, ciclistas e pedestres são marcados com sinais de alerta em vermelho, enquanto outros carros ficam destacados com auréolas que se movem pela tela virtual.

No caso da navegação, um "carro fantasma" é projetado à frente do motorista, indicando o caminho mais adequado para fugir do trânsito pesado das grandes cidades (uma espécie de Waze rebuscado). O "fantasminha camarada" vai além e sinaliza até a existência de postos de combustível e estacionamentos nos arredores, com direito a número de vagas livres e preços praticados pelos estabelecimentos. "Nosso objetivo é reduzir acidentes e melhorar a experiência de condução urbana. Se conseguirmos manter o foco do motorista na estrada e apresentar a informação certa na hora correta, sem distraí-lo, podemos ajudá-lo a tomar decisões mais adequadas em ambientes de condução exigentes, como vias congestionadas", explicou o diretor de Pesquisa e Tecnologia da Jaguar Land Rover, Wolfgang Epple.

OBSESSÃO PELA TRANSPARÊNCIA
Esta não é a primeira vez que a Jaguar Land Rover usa a tecnologia do head-up display para mostrar ao motorista aquilo que as limitações do campo de visão de seus carros não permitem.

Por exemplo, o conceito Discovery Vision, lançado no Salão de Nova Iorque deste ano, vinha equipado com um "capô transparente", sistema que usa câmeras no para-choque frontal para projetar ao condutor o que está sob a parte dianteira do veículo, incluindo a posição das rodas. Objetivo é facilitar manobras em terrenos estreitos, como estradas de chão batido e pontes de madeira.

Confira como o conceito funciona no vídeo abaixo: 

O grupo não indicou quando as novas tecnologias devem ser adotadas em escala de produção, nem em quais modelos serão incluídas.