Topo

Mercedes copia o bizarro BMW X6 e lança versão final do GLE

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/12/2014 14h56

Seis anos depois de a BMW inaugurar o bizarro segmento de crossovers-cupê com o -- para nós, pavoroso -- X6, a Mercedes-Benz resolveu comprar briga com a compatriota e mostrou nesta semana as primeiras imagens do GLE Coupé.

Apresentado já como linha 2016, o estranho modelo mezzo jipão/mezzo cupê esportivo ainda não tem data oficial de lançamento, mas muito provavelmente será uma das atrações da marca no Salão de Detroit 2015, que acontece entre 12 e 25 de janeiro. Depois, ganhará as ruas de Europa e Estados Unidos em meados do ano que vem.

O primeiro esboço do GLE foi mostrado este ano, no Salão de Pequim. UOL Carros estava lá e o elegeu como um dos micos do evento. Era a Mercedes passando recibo de que deveria ter inventado uma aberração antes da arquirrival...

Procurada por UOL Carros, a divisão brasileira da Mercedes afirmou que, por enquanto, "não há previsão" de importação do GLE Coupé para o mercado nacional. Como o X6 já está por aqui e vende até bem, considerando-se as proporções do segmento (deve fechar 2014 com mais de 400 unidades emplacadas, acima de Mercedes ML 350 e BMW X5, por exemplo), é claro que a marca pensa em trazê-lo. Se vier, entretanto, não será antes do fim de 2015.

COMO É
Inicialmente, o GLE Coupé será vendido em três versões, sempre usando motor V6 biturbo de 3 litros: 400 4Matic, movida a gasolina, com potência em 333 cavalos e torque em 49 kgfm (a 1.400 rpm); 350d 4Matic, a diesel, que rende 258 cv e impressionantes 63,2 kgfm; e 450 AMG 4Matic, preparada pela divisão de desempenho da marca, para chegar a 367 cv e 53 kgfm, também com gasolina. Todas são munidas de câmbio automático de nove marchas e tração integral. 

Mercedes-Benz GLE 450 AMG Coupé - Divulgação - Divulgação
Traseira com lanternas afiladas e faixa cromada é inspirada no cupê do Classe S
Imagem: Divulgação
A Mercedes tentou dar várias características esportivas ao GLE. Além do motorzão V6 e das rodas largas, entre 20 e 22 polegadas, o crossover-cupê possui cinco modos de pilotagem, que alteram configurações de trem-de-força, suspensão, volante e também som do motor e iluminação do painel de instrumentos: Comfort (suave), Slippery (terrenos escorregadios), Sport (esportiva), Sport+ (só para a versão 450 AMG) e Individual (ajustada manualmente pelo motorista).

Mesmo com todo esse esforço, o modelo não nega ter "espírito" de utilitário: carrega cinco pessoas, tem porta-malas de 1.650 litros e consegue rebocar até 3.500 quilos de carga.

A lista de assistências eletrônicas também é extensa: ASR (antiderrapagem); ESP (controle de estabilidade e tração) com assistência para curvas e ventos fortes; BAS (auxílio de frenagem de emergência) com sensor de tráfego; barra estabilizadora; câmera de 360º; câmera de ré com gráficos dimensionais; sensor de ponto cego; alerta de mudança de faixa; e assistente de estacionamento. Suspensão pneumática com amortecedores variáveis vem de série só na versão preparada pela AMG.